Bloco Parlamentar da Neurodiversidade promove encontro sobre autismo na Lapa
Evento promovido pelo colegiado coordenado pelo deputado Alisson Wandscheer (SD) ocorre na próxima quinta-feira (28).
Coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer, o Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promove na próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 19h, uma roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Câmara de Vereadores da Lapa.
A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal, presidida pela Procuradora da Mulher, vereadora Camila Schefer. O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo sobre neurodivergência, inclusão e direitos das pessoas com TEA, reunindo representantes da sociedade civil, profissionais das áreas da saúde e educação, servidores públicos, mães atípicas e familiares de pessoas autistas.
A programação inclui duas palestras. O deputado Alisson abordará o tema “Autismo que Conecta: Direitos, Inclusão e o Papel das Políticas Públicas”, destacando o Código do Autismo do Paraná. Para ele, conhecimento é o caminho da inclusão. “O autismo deve nos conectar, jamais separar. É nosso papel construir uma sociedade que compreende, respeita e inclui”, afirma o parlamentar.
Na sequência, a advogada e mãe atípica Aline Milanez apresentará a palestra “Neurodivergência e Direitos: Conhecer para Incluir”, trazendo uma reflexão sobre os aspectos legais e sociais da inclusão dentro da perspectiva que une vivência pessoal e conhecimento jurídico.
A vereadora Camila Schefer ressalta a importância da escuta para a formulação de políticas públicas e promoção da causa. “O diálogo com quem vive a realidade do autismo nos permite legislar com responsabilidade. Conhecimento e empatia geram impactos reais na vida das pessoas”, disse.
A roda de conversa será realizada na Câmara de Vereadores da Lapa, localizada na Alameda David Carneiro, 390 – Centro Histórico. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Notícias Relacionadas
Assembleia debate PEC 231/2019, que trata do Fundo de Participação dos Municípios e dos Fundos Constitucionais destinados às Regiões Sul e Sudeste
Proposta tem foco na redistribuição de recursos públicos e no fortalecimento financeiro de municípios e regiões do país.
Leia mais
Código do Autismo do Paraná completa dois anos consolidando avanços e ampliando direitos
Construído de forma coletiva na Assembleia Legislativa do Paraná, o texto reuniu deputados, especialistas e sociedade civil.
Leia mais
Paraná celebra o primeiro ano do Dia Estadual da Neurodiversidade nesta segunda-feira (30)
Data integra o calendário oficial e foi instituída por lei de autoria do deputado estadual Alisson Wandscheer (SD).
Leia mais
Deputado Alisson Wandscheer (SD) afirma que ECA Digital é marco na proteção de crianças e adolescentes
Leia mais