CCJ aprova projeto que limita justificativas de ausência dos deputados às sessões plenárias
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (14) o projeto de resolução nº 8/2013, de autoria da Comissão Executiva da Casa, definindo as hipóteses em que os deputados podem justificar suas ausências nas sessões plenárias. Como o Regimento Interno é genérico em relação ao assunto, ele vinha sendo tratado conforme acordo estabelecido entre as lideranças e bancadas partidárias.
Com o acréscimo dos parágrafos 3º e 4º ao artigo 60 do Regimento Interno, fica sacramentado que serão consideradas justificadas as ausências por motivo de doença, mediante apresentação de atestado médico; em decorrência de viagem para acompanhar o governador do Estado; em decorrência de audiência ou evento com ministro de Estado, fora da capital; e, finalmente, do deputado que, por indicação do presidente, estiver representando oficialmente a Assembleia. O dispositivo prevê ainda que mediante requerimento subscrito pelo parlamentar, o presidente da Mesa Executiva poderá abonar, durante o mês, uma ausência injustificada.
Mensagens – As cinco mensagens do Poder Executivo que se encontravam na pauta foram aprovadas, quatro delas tratando da doação de imóveis para municípios e uma, o projeto de lei nº 166/2013, aprovando crédito especial ao vigente orçamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – AGEPAR.
Também foram aprovadas as três emendas de plenário incluídas na pauta, entre elas a emenda de plenário ao projeto de lei nº 71/2013, do Poder Executivo, autorizando a transformação do Hospital Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva em Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva, transferindo-o para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Entre as proposições aprovadas estão ainda o projeto de lei nº 76/2013, do deputado Gilberto Martin (PMDB), criando uma rede previamente definida para o parto, que vincule cada unidade pré-natal do SUS à garantia de acesso automático a uma determinada maternidade; e o projeto de lei nº 426/2012, do deputado Waldyr Pugliesi (PMDB), que altera a redação do art.1º da Lei complementar nº 81/1998, para inserir o município de Arapongas entre aqueles que compõem a Região Metropolitana de Londrina.
Foram rejeitados, entre outros, o projeto de lei nº 203/2012, de autoria da Comissão de Turismo, criando a Delegacia do Turista no Estado do Paraná; o projeto de lei nº 84/2013, do deputado Ney Leprevost (PSD), limitando o tempo para o agendamento e realização de procedimentos cirúrgicos e exames de diagnósticos e laboratoriais no Sistema Único de Saúde; e o projeto de lei nº 135/2013, do deputado Francisco Bührer (PSDB), dispondo sobre a criação do Programa Estadual de Educação para o Trânsito “Trânsito do Amanhã”.
Pedido de vista apresentado pelo deputado Elton Welter (PT) adiou a votação o projeto de lei nº 108/2013, dos deputados Luciana Rafagnin (PT) e Enio Verri (PT), criando o adesivo identificador de condutor habilitado provisoriamente. Em função da ausência do relator, deputado Ademar Traiano (PSDB), também ficaram adiadas as votações do projeto de lei nº 88/2011, da bancada do PT, dispondo sobre o número máximo de alunos nas salas de aula da rede pública estadual de ensino, e do projeto de lei nº 140/2013, do deputado Anibelli Neto (PMDB), obrigando as concessionárias de pedágio a afixar o cronograma de obras do programa de exploração do lote previsto no contrato com o Governo do Estado.
Notícias Relacionadas
Em reunião extraordinária, CCJ aprova criação de Programa Universidade Parceira na Assembleia
Iniciativa cria programa para ampliar acesso de servidores da Assembleia a cursos de graduação e pós-graduação.
Leia maisCCJ inicia análise de recursos contra suspensão de prerrogativas do deputado Renato Freitas (PT)
Parecer do relator manteve a decisão do Conselho de Ética; matérias receberam pedidos de vista e voltam à pauta na próxima reunião do Colegiado.
Leia maisEm reunião extraordinária, CCJ aprova criação de funções na Polícia Penal e fixação do efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros
Na sequência, reunião da Comissão de Finanças aprova operações de crédito de até US$ 150 milhões.
Leia maisOperações de crédito de US$ 150 milhões ao Executivo avançam na CCJ, mas recebem pedido de vista na Comissão de Finanças
De acordo com as propostas assinadas pelo Governo do Estado, os créditos serão destinados para investimentos em desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública.
Leia mais