CCJ faz primeira reunião do segundo semestre na terça-feira (6)
Projetos que tratam dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica estão na pauta; a reunião começa às 13h30 e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais.
Duas proposições que tratam de direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar estão na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que faz sua primeira reunião do segundo semestre de 2019 na terça-feira (6), a partir das 13h30. Uma delas é o projeto de lei nº 91/2019, da deputada Cristina Silvestri (PPS), que dispõe sobre a preferência de vagas em cursos de qualificação técnica e profissional.
Segundo a deputada Cristina Silvestri, procuradora especial da Mulher da Alep, o objetivo é proporcionar condições para que essas mulheres que sofrem com a violência doméstica tenham condições de se integrar ou reintegrar no mercado de trabalho com autonomia. O outro projeto de lei (de nº 50/2019) é assinado pela deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, e cria o dispositivo eletrônico “Salve Maria”. Este aplicativo viabiliza o envio de denúncias da população de forma anônima. As mensagens são encaminhadas através de um canal seguro e recebidas por um servidor público que dá seguimento para que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso.
Educação – A pauta da CCJ relaciona mais 24 proposições. Entre elas, o projeto de lei n° 100/2019, de autoria dos deputados Michele Caputo (PSDB) e Anibelli Neto (MDB). O texto prevê a proibição do funcionamento de cursos de nível médio, técnico e superior na área da saúde que desrespeitem o limite máximo de 20% das aulas na modalidade de Educação a Distância (EAD).
“Nosso interesse é defender a qualidade do ensino. Ninguém é contra o ensino a distância e sim contra a distância do ensino. Como ficam, por exemplo, as aulas práticas, o contato com os pacientes? Estas distorções acabam tornando precários o ensino e se tornando apenas fonte de receita para alguns grupos de ensino”, afirmou Caputo ao participar de uma audiência pública promovida em junho para debater a proposta. “A ideia é apresentarmos uma legislação que proteja estudantes, profissionais e entidades de classe. É um tema importante. O ensino pode chegar a qualquer lugar, isso é bom, mas tem de ser um ensino de qualidade”, ponderou Anibelli Neto.
Meio ambiente – Outro PL que volta a ser discutido pelos deputados da CCJ é o nº 108/2019, do deputado Rodrigo Estacho (PV), que obriga as escolas paranaenses, de níveis básico, fundamental e médio, públicas e privadas, afixarem placas, banners e cartazes em suas dependências com orientações aos alunos e funcionários sobre a importância da reciclagem de lixo e do cuidado com o meio ambiente. O autor justifica o projeto a partir de dois pilares: sustentabilidade e preservação ambiental. Segundo ele, a sustentabilidade e preservação ambiental são temas de extrema relevância nos dias atuais, especialmente dado ao triste cenário de degradação dos ecossistemas, da fauna e da flora, bem como do crescente acúmulo de lixo nas ruas, calçadas, praças, parques, rios, mares e aterros municipais.
Dessa forma, considera de fundamental importância que todas as pessoas, mas principalmente as crianças e os jovens paranaenses, desenvolvam consciência ética, moral e civil com valores coletivos, voltados à preservação do patrimônio comum, especialmente, do meio ambiente. Nesse sentido, a separação e a reciclagem de lixo é, sem dúvidas, uma das importantes frentes de preservação ambiental, entende Estacho. O relator dessa proposta é o deputado Paulo Litro (PSDB), que apresentou parecer contrário. No entendimento dele, a medida infringe dispositivos constitucionais porque pretende atuar em área específica de atribuições do Governo. E também estabelece multas que deverão ser pagas por escolas da rede pública, por exemplo, que não cumprirem com as disposições do projeto.
Defensoria – Também serão debatidos dois projetos de autoria da Defensoria Pública do Estado: o projeto de lei complementar nº 8/2019 e o projeto de lei nº 504/2019. O primeiro altera a Lei Complementar nº 136/2011, que estabeleceu a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Paraná. O segundo, institui regime de compensação de horas no âmbito da Defensoria.
Balanço – Nesta legislatura a CCJ – a maior comissão permanente da Alep, com 13 parlamentares – que dá os pareceres sobre a constitucionalidade e legalidade das proposições que tramitam no Legislativo, passou a ser presidida pelo deputado Delegado Francischini (PSL). Do início do ano até o encerramento dos trabalhos do primeiro semestre, no início de julho, foram realizadas 27 sessões: 20 ordinárias e sete extraordinárias. E, analisadas 221 proposições, sendo 114 de autoria dos deputados (51,58%).
Ao vivo – A reunião da comissão é transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do Poder Legislativo, com início às 13h30. Para mais informações sobre todas as proposições que serão discutidas e votadas pela Comissão é só acessar “Pauta da CCJ” no site da Assembleia ou clicar no link: http://www.assembleia.pr.leg.br/atividade_parlamentar/pauta_da_ccj.
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia maisCCJ aprova projeto de modernização da Adapar com revisão de cargos, carreiras e tabelas remuneratórias
No encontro realizado nesta terça-feira (12), o colegiado também apreciou propostas relacionadas à sa-úde e à acessibilidade.
Leia mais
Deputada Cristina Silvestri (PP) entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao artista Toto Lopes
Leia mais
CCJ aprova propostas do Executivo que tratam de créditos internacionais para investimentos em modernização da infraestrutura e enfrentamento de desastres
Comissão também analisou PECs que atualizam Constituição do Paraná com foco em infraestrutura e proteção às mulheres.
Leia mais