NOTÍCIA
Notícia
Destaque
CNJ pode adotar projeto conjunto da Assembleia, do Ministério Público e da Secretaria da Educação
16h39
por Sonia Maschke e Jaime S. Martins.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência
2 min de leitura
3.438 visualizações
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, revelou nesta quarta-feira (20) que o programa “Parlamento Jovem Cidadão” será apresentado em Brasília ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é que ele seja adotado também em outros estados. O programa foi criado através de uma parceria entre a Assembleia, o Ministério Público estadual e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é o de incentivar os estudantes do ensino médio a conhecer os poderes públicos e participar da vida política.
Rossoni contou a novidade durante a visita de estudantes de Comunicação da Uninter, de Curitiba. Pouco antes, tinha sido informado que o promotor de Justiça Eduardo Cambi, do MP-PR, estava a caminho da capital federal para levar a proposta ao CNJ. “No passado não muito distante a Assembleia teve momentos muito difíceis, atolada com escândalos. O Legislativo foi muito cobrado, com razão, pela sociedade e pelo Ministério Público, que hoje é parceiro. Nós demos a resposta positiva que era esperada. Implantamos medidas moralizadoras e, por isso mesmo, duras. Agora a Assembleia é referência em todo o Brasil em iniciativas como essa”, disse o deputado. “As visitas de jovens e conversas como a que tivemos aqui com os estudantes de Jornalismo e Publicidade incentivaram para a criação do projeto”, acrescentou.
O programa – O convênio para a implantação do “Parlamento Jovem Cidadão” foi assinado em julho deste ano. Prevê a distribuição do Caderno da Cidadania entre os alunos dos 32 núcleos de educação do Paraná, preparatório para que os interessados apresentem projetos de cidadania. Um projeto de cada núcleo é selecionado e os autores formarão o “Parlamento”, que fará visitas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Rossoni contou a novidade durante a visita de estudantes de Comunicação da Uninter, de Curitiba. Pouco antes, tinha sido informado que o promotor de Justiça Eduardo Cambi, do MP-PR, estava a caminho da capital federal para levar a proposta ao CNJ. “No passado não muito distante a Assembleia teve momentos muito difíceis, atolada com escândalos. O Legislativo foi muito cobrado, com razão, pela sociedade e pelo Ministério Público, que hoje é parceiro. Nós demos a resposta positiva que era esperada. Implantamos medidas moralizadoras e, por isso mesmo, duras. Agora a Assembleia é referência em todo o Brasil em iniciativas como essa”, disse o deputado. “As visitas de jovens e conversas como a que tivemos aqui com os estudantes de Jornalismo e Publicidade incentivaram para a criação do projeto”, acrescentou.
O programa – O convênio para a implantação do “Parlamento Jovem Cidadão” foi assinado em julho deste ano. Prevê a distribuição do Caderno da Cidadania entre os alunos dos 32 núcleos de educação do Paraná, preparatório para que os interessados apresentem projetos de cidadania. Um projeto de cada núcleo é selecionado e os autores formarão o “Parlamento”, que fará visitas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Notícias Relacionadas
10:00
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
17:00
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
09:00
Deputada Luciana Rafagnin (PT) aciona MP para fiscalizar reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu
Leia mais
18:29
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais