Comissão de Educação ouve demandas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu na tarde desta segunda-feira (11) professores da rede pública estadual de ensino e representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para tratar da reestruturação do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), programado para o ano letivo de 2018. O presidente da comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), intermediou o debate, que contou com a presença dos membros titulares, deputado Professor Lemos (PT) e deputada Cantora Mara Lima (PSDB). Também participou o deputado Rasca Rodrigues (PV).
De acordo com o chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Ogliari, o Celem passará a ofertar onze línguas no ano que vem, ou seja, duas além do que oferece hoje. “Incluímos o ensino de Libras e de Português para falantes de outras línguas, atendendo a política de apoio a migrantes, refugiados e apátridas do Estado”, explicou. No entanto, ainda segundo ele, a evasão de alunos que iniciam as turmas do Celem anualmente chega a 50%, o que gera preocupação tanto da Secretaria quanto dos professores. “Foi feita uma otimização na distribuição das turmas, para que cada turma tenha no mínimo 20 alunos”, afirmou.
Para Gilson Rodrigo Woginski, presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná, o impacto da reestruturação proposta pela SEED pode significar uma redução de 30% na oferta de turmas. “O Núcleo Regional de Educação de Curitiba oferta 243 turmas, de todas as línguas. Para o ano que vem, este número deve cair para 170”, explicou.
A Comissão de Educação propôs, durante a reunião, a prorrogação do prazo para matrículas em línguas estrangeiras para o ano que vem, como uma forma de estimular o ingresso de mais alunos nas turmas. A sugestão foi acatada pela Secretaria, que deve efetuar as matrículas até o dia 12 de janeiro de 2018.
[podcast id=4620 /]
Notícias Relacionadas
Assembleia lança Rede Estadual de Educação Legislativa com a presença do ex-presidente Michel Temer
Solenidade acontece no dia 23 de abril, às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) destaca Semana Nacional e reforça que educação é investimento estratégico para o país
No Plenário da Assembleia, deputado ressalta debates sobre democracia, valorização profissional e ampliação do acesso em todas as etapas do ensino.
Leia mais
Comissões de Saúde e Educação aprovam projeto que cria o Programa Bons Olhos Paraná
Leia mais
Em Londrina, Audiência Pública debate saúde mental na educação e avanço do adoecimento entre estudantes e profissionais
Leia mais