Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta segunda-feira (29)
Entre outros temas, investimentos na saúde e protestos contra a renovação dos contratos de pedágio motivaram pronunciamentos na Alep.
Pedágio – O deputado Marcio Pauliki (PDT), que participa da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, manifestou sua preocupação em relação à possibilidade de renovação dos contratos de pedágio. “Queremos é a redução dos valores de pedágio já, como também a isenção de pedágio para motos”, frisou. “Estamos sendo testemunhados por mais de 22 motoclubes de diversas cidades do Paraná, que também estão aqui acompanhando a sessão”, informou. Disse ainda que está protocolando, em parceria com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um requerimento para que o Estado possa interceder junto às concessionárias, garantindo essa isenção. O pedido tem por base o impacto zero que as motocicletas causam nas rodovias.
Segurança – A preocupação com a segurança do campus de Uvaranas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi revelada pelo deputado Péricles de Mello (PT). Segundo ele os assaltos no campus são frequentes e por isso ele cobrou o Governo do Estado para que tome providências e libere recursos para que o projeto de iluminação no local seja executado e a instituição possa contratar seguranças para a vigilância.
Pedágio II – O deputado Cobra Repórter (PSD) fez um relato sobre o protesto que aconteceu no fim de semana em Arapongas, quando moradores de municípios da região abriram uma passagem para ligar a Estrada do Ceboleiro até a Rua Rabilonga Vermelha. Um muro de concreto foi construído pela concessionária Viapar, que cobra pedágio neste trecho, impedindo o tráfego. “Eles liberaram uma estrada antiga, que sempre foi usada pela população da região”, informou o parlamentar. O movimento pede a isenção na tarifa do pedágio localizado na BR-369, entre Rolândia e Arapongas. Isto porque muitas pessoas moram numa localidade e trabalham na outra, e o pedágio gera custos enormes para a população.
Eleições – O deputado Professor Lemos (PT) convidou os deputados para uma reunião que aconteceria após a sessão plenária desta segunda-feira (29), para discutir as eleições diretas para presidente da República. Segundo ele, o presidente Temer (PMDB) não tem mais condições de comandar o país e é preciso eleger uma nova pessoa para o cargo. Lembrou que tramita no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante a eleição direta, e que é preciso que todos se mobilizem para que essa alteração seja aprovada.
Aeroporto – O deputado Schiavinato (PP) voltou a falar sobre a importância da construção de um novo aeroporto regional no Oeste do Paraná e também da necessidade de melhoria das rodovias que atendem esses municípios. “O fechamento do aeroporto da minha região é uma constante”, desabafou. Segundo ele, a implantação de um aeroporto moderno e a duplicação das estradas darão um novo impulso ao desenvolvimento da região, que tem a economia baseada no agronegócio. “Para chegar até a Capital demoramos oito horas de ônibus; enquanto de avião leva cerca de uma hora”, exemplificou.
Saúde – O deputado Marcio Nunes (PSD) falou sobre a liberação de R$ 33 milhões pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde para ampliar os investimentos dos municípios no atendimento básico de saúde. Também enalteceu a conquista da região Noroeste pelo credenciamento na rede de urgência e emergência no atendimento à saúde do Governo Federal. Essa implantação, segundo o deputado, vai equilibrar o caixa das entidades de saúde que já prestavam o atendimento, mas não recebiam recursos para esse serviço. Com a mudança, somente a Santa Casa de Umuarama receberá R$ 5 milhões anuais a mais.
Investimentos – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou diversas ações implementadas pelo Governo do Estado, que conquistou o equilíbrio financeiro e “está fazendo o maior programa de investimentos que já realizamos”. “O governador Beto Richa, em evento na sede da Sanepar, em Curitiba, anunciou o investimento de R$ 1,5 bilhão em obras para ampliação de sistemas de água e de coleta e tratamento de esgoto nos municípios paranaenses”, relatou. Citou também a inauguração na sexta-feira (26) da nova ponte sobre o Rio das Cinzas, na PR-436, que faz a ligação entre as cidades de Bandeirantes e Itambaracá, no Norte do Estado. A estrutura substitui uma ponte antiga, que foi levada pelas fortes chuvas do início de 2016. “E hoje o Governo está repassando R$ 33,6 milhões para fortalecer e ampliar o atendimento à saúde em 189 municípios do Paraná”, acrescentou.
Sanepar – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), voltou a falar sobre o reajuste de 8,53% proposto pela Sanepar nas tarifas de água e esgoto. Disse que as alterações na metodologia de cobrança da empresa podem ser benéficas para o consumidor ao reduzir de 10 para 5 metros cúbicos a taxa mínima de cobrança, já que se pagará por aquilo que se consume. Mas o deputado lamentou que ao invés de reduzir em 50% o valor cobrado na taxa mínima, a empresa irá reduzir apenas 10% deste valor.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais