Deputada Cloara Pinheiro (PSD) apresenta balanço de Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher
Evento realizado em Brasília reuniu legisladoras para debater o trabalho de órgãos de todo o País.
A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro (PSD), apresentou nesta segunda-feira (28) um balanço de sua participação no 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, em Brasília. Além de representar o Legislativo paranaense no evento na última terça-feira (23), a deputada participou de uma série de reuniões para discutir políticas voltadas para as mulheres. A parlamentar classificou os encontros como “produtivos”, possibilitando colher experiências que poderão ser aplicadas no trabalho da Procuradoria da Mulher da Assembleia.
O Encontro de Procuradoras, que teve como pauta principal o trabalho em rede oferecido pelos órgãos de todo o País, contou com a participação de senadoras, deputadas e vereadoras. Cloara Pinheiro reforçou a importância da realização de ações conjuntas entre Procuradorias, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal. Segundo a parlamentar, a integração é essencial para resultados satisfatórios. Ela afirmou que a troca entre os legislativos melhora o atendimento ofertado às vítimas.
A deputada também destacou a troca de experiências que aconteceram no evento, com representantes de órgãos e Instituições do judiciário e da iniciativa privada. Além disso, a parlamentar explicou que uma das pautas foi as candidaturas femininas, o aumento da representatividade e os principais problemas enfrentados pelas mulheres ao participar de uma eleição, como a violência político-partidária, a discriminação e a distribuição desigual do fundo partidário. “Tratamos do número de vagas para mulheres dentro das Assembleias e da Câmara dos Deputados. Reforçamos a importância de se criar medidas que garantam mais representatividade nos espaços políticos. Citei o exemplo do Paraná, onde tínhamos cinco e dobramos para 10 mulheres”, lembrou.
A deputada paranaense também apresentou o trabalho desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia. “Na Procuradoria do Senado, ministramos uma palestra sobre os projetos desenvolvidos no Paraná, como a ação de levar procuradorias para os municípios do interior. São cerca de 600 no Brasil e 123 delas estão no Paraná. Também falamos sobre o projeto de acolhimento para vítimas de feminicídio. A Assembleia Legislativa do Paraná é modelo para todo o País. O segredo do nosso Estado é conversar com as pessoas, visitando as cidades”, disse.
A procuradora da Mulher na Câmara, deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), afirmou que o evento marca a estruturação da Rede Nacional de Procuradoras da Mulher. Segundo ela, o objetivo é unir esforços na atuação das parlamentares em todo o País.
Legislativo
Instalada em julho de 2019, a Procuradoria da Mulher da Assembleia é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, como a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. Também atua na defesa dos direitos adquiridos das paranaenses, na mediação para aprimoramento de políticas públicas existentes e na articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino. O Paraná conta com 123 municípios com Procuradorias da Mulher instaladas em Câmaras Municipais. A última instalação foi feita pelo município de Palmeira.
Na Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher foi criada em 2009. Desde 2013, o órgão integra a Secretaria da Mulher, que reúne também a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher e o Observatório Nacional da Mulher na Política. De forma articulada, as três estruturas possibilitam o monitoramento dos temas relacionados às mulheres, tanto no âmbito de proposições legislativas, como no acompanhamento da efetividade das políticas públicas e no desenvolvimento de pesquisas com foco na atuação das mulheres na política.
Notícias Relacionadas
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais
Reabertura do Museu Histórico de Londrina é conquista para as futuras gerações, celebra deputado Tercilio Turini (MDB)
Parlamentar destacou que obras garantem segurança e condições adequadas para guardar e expor a memória do município.
Leia maisEmpresariado paranaense é homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa
Solenidade, proposta pelo deputado Samuel Dantas (PL), o objetivo de reconhecer e valorizar os empreendedores que geram empregos e movimentam a economia do Estado.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais