Deputada Luciana Rafagnin (PT) cobra explicações sobre atraso na construção de casas em Rio Bonito do Iguaçu
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou um requerimento cobrando explicações do Governo do Estado sobre o andamento da construção de moradias em Rio Bonito do Iguaçu, município devastado por um tornado em novembro de 2025.
Após o desastre que atingiu cerca de 90% da área urbana, deixando centenas de famílias sem casa, o Governo anunciou a construção emergencial de 320 moradias, com investimento aproximado de R$ 60 milhões e prazo estimado de 90 dias para conclusão das obras. Até agora, segundo informações recebidas pela deputada por meio de moradores e também divulgadas pela imprensa, até o momento apenas uma casa foi entregue.
Além do atraso, há denúncias sobre a qualidade da construção. De acordo com um dos beneficiários, a estrutura da moradia apresenta condições precárias, mais semelhantes a um alojamento provisório do que a uma moradia definitiva.
O morador também relatou preocupação com a segurança da edificação, apontando possíveis fragilidades nas fundações, o que poderia comprometer a resistência da construção diante de condições climáticas adversas e colocar em risco a integridade da família.
“Estamos falando de famílias que perderam praticamente tudo e que precisam de respostas concretas. O mínimo que a gente pede é transparência, qualidade nas construções e agilidade na entrega dessas moradias”, afirmou a deputada.
Luciana solicita que o Governo do Estado esclareça o cronograma atualizado das obras, informe quantas casas já foram concluídas e entregues, além de detalhar os valores já investidos no projeto, incluindo o custo por unidade habitacional.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) solicita dados sobre segurança pública e impactos da ampliação da Penitenciária de Francisco Beltrão
O pedido busca garantir mais transparência e acesso a informações técnicas que possam subsidiar o debate público sobre o projeto de expansão da unidade prisional.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia mais"Agepar destina R$ 3,9 bilhões dos precatórios da Sanepar aos consumidores", destaca deputada Luciana Rafagnin (PT)
Valor de precatório da União será aplicado integralmente na redução das tarifas de água e esgoto; companhia já anunciou recurso.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais