Deputada Luciana Rafagnin (PT) denuncia aumento da violência contra crianças e cobra fortalecimento da rede de proteção
O pronunciamento da parlamentar ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), em aparte durante a sessão plenária de segunda-feira (18), denunciou o avanço da violência contra crianças e adolescentes e defendeu o fortalecimento urgente das políticas públicas de proteção à infância. O pronunciamento ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e teve como base os dados divulgados pelo Hospital Pequeno Príncipe, que apontam o crescimento dos casos de maus-tratos e violência sexual atendidos pela instituição.
Somente em 2025, o hospital registrou 637 atendimentos de bebês, crianças e adolescentes com suspeita de maus-tratos e abusos. Em 64% dos casos, houve violência sexual.
"Estamos falando de crianças muito pequenas. A maioria das vítimas tem até 6 anos de idade e uma em cada três tinha até 3 anos. São crianças que deveriam estar protegidas, acolhidas e vivendo sua infância, mas acabam encontrando violência justamente dentro de casa", afirmou.
Luciana também destacou que 72% das agressões ocorreram no ambiente familiar, o que, segundo ela, torna a situação ainda mais grave.
"O lugar que deveria proteger é, muitas vezes, o lugar da violência. Isso não pode ser tratado como uma estatística fria. É uma tragédia social que exige resposta do poder público e de toda a sociedade", declarou.
A parlamentar citou ainda casos extremos atendidos pela instituição, como o de um bebê de apenas 10 dias de vida internado com múltiplas lesões físicas e o de uma criança de 6 meses com indícios de abuso sexual.
"A violência contra crianças é silenciosa e, muitas vezes, invisível. Precisamos romper o silêncio, fortalecer as redes de proteção, ampliar as políticas públicas e garantir atendimento especializado às vítimas", defendeu.
Luciana reforçou que o combate à violência infantil é uma responsabilidade coletiva.
"É dever das famílias, das escolas, dos profissionais de saúde, da assistência social, da Justiça, dos governos e de toda a sociedade proteger nossas crianças. Não existe neutralidade diante da violência infantil", afirmou.
Casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100. No Paraná, as denúncias também podem ser feitas pelo 181 e, em Curitiba, pelo 156.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) homenageia Escola Irmão Cirilo e Assentamento Missões pelos 30 anos de luta, resistência e organização coletiva
De acordo com a parlamentar, as homenagens reconhecem a trajetória de luta, organização comunitária e defesa da educação do campo e da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) apresenta projeto que reconhece General Carneiro como Capital Paranaense Cabocla do Contestado
A proposta busca valorizar a memória histórica, cultural e a resistência do povo caboclo da região Sul do Paraná.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) apresenta projeto para garantir acompanhamento integral de gestantes do campo no Paraná
Além da assistência durante a gestação, a proposta garante acompanhamento por pelo menos um ano após o parto.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia mais