Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Luciana Rafagnin (PT) entrega menção honrosa a atletas paralímpicos de Paranaguá

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ao lado dos homenageado.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ao lado dos homenageado. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) entregou uma menção honrosa aos atletas paralímpicos Vinícius Cabral e Edileusa dos Santos, e à treinadora Silmara França, todos do município de Paranaguá.

“Esses atletas e sua treinadora são motivo de orgulho para o Paraná. Suas trajetórias inspiram superação, inclusão e demonstram o poder transformador do esporte”, destacou a parlamentar.

Os três representaram o Paraná e o Brasil no Mundial Paralímpico de Atletismo, realizado em Nova Delhi, na Índia, encerrado em 5 de outubro. O Brasil foi destaque na competição, conquistando o 1º lugar no quadro geral de medalhas, com 44 no total — 15 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze.

Entre os paranaenses no pódio, Vinícius Cabral conquistou a medalha de prata nos 100 metros rasos, classe T71, resultado que consagra uma trajetória marcada pela dedicação, disciplina e superação. Aos 25 anos, o atleta iniciou sua carreira no paradesporto ainda na adolescência, em competições escolares no litoral do estado, e chegou a ocupar o 1º lugar no ranking mundial de sua categoria em 2022.

Edileusa dos Santos, de 59 anos, conquistou a medalha de bronze nos 400 metros, classe T72, em sua estreia internacional. Ela iniciou no atletismo paralímpico em 2021, incentivada por projetos de inclusão esportiva em Paranaguá, e desde então vem se destacando em competições regionais e nacionais.

A treinadora Silmara França, que acompanha os dois atletas, também foi convocada para o Mundial. Técnica paradesportiva da Associação Paraolímpica do Paraná – unidades Paranaguá e Matinhos, Silmara atua há 15 anos na área e já integrou a comissão técnica da seleção brasileira em diversas competições internacionais, como o Mundial de Atletismo em Petra (Dinamarca, 2022), a Gimnasiade Escolar no Bahrein (2024) e, agora, o Mundial de Atletismo Paralímpico de Nova Delhi (2025).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação