Deputada Luciana Rafagnin (PT) leva ao Fundepar demandas de escolas estaduais e colégios agrícolas do Paraná
Reforma, manutenção, ampliação e construção de salas-de-aula, de escolas e obras em colégios agrícolas do Paraná são algumas das demandas dos municípios que a deputada Luciana Rafagnin (PT) levou ao diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, na tarde desta terça-feira (4).
A audiência integra uma rodada de conversas com as instâncias do Governo do Estado a fim de buscar soluções e encaminhamentos para os problemas que lideranças populares, entidades do setor produtivo e autoridades municipais trazem ao conhecimento da deputada, pedindo sua representação no diálogo e entendimentos com o Poder Executivo. “Essas demandas, como a necessidade de reformas, de obras nas escolas ou da ampliação e construção de novas estruturas dão conta de situações graves e da realidade enfrentada pela comunidade escolar”, justifica Luciana. “As soluções buscadas levam mais segurança a estudantes e trabalhadores da educação, bem como resultam em maior qualidade de ensino nos nossos municípios”, completa.
O diretor-presidente do Fundepar comentou sobre os fluxos, recursos e competências tanto do órgão quanto da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para cada caso e ficou de estudar as alternativas para cada uma das demandas levadas pela deputada ao conhecimento da instituição. Também ressaltou planos futuros para o enfrentamento de alguns dos problemas apresentados.
Alimentação escolar
Pela manhã, a deputada Luciana participou da abertura da Assembleia Geral da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná – Fecafes-PR e lembrou da importância da conquista da lei da alimentação escolar 100% orgânica no Paraná até 2030, cuja parlamentar foi uma das proponentes. “É um desafio grande que todos nós temos: o governo precisa dar apoio e criar condições para que os agricultores familiares possam realmente fazer essa transição, sair da produção convencional de alimentos para a de orgânicos”, disse Luciana. “Os produtores sabem que estamos falando de qualidade do alimento, de vida, da saúde da população, mas também da geração de trabalho e renda, que para os municípios pequenos faz toda a diferença”, acrescentou.
Líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, Luciana colocou o colegiado à disposição das entidades do segmento produtivo para pensar estratégias e ações para que a agricultura familiar chegue em 2030 em condições de suprir a necessidade das escolas de abastecimento e de oferta da merenda 100% orgânica. “É a oportunidade que o Paraná tem de sair na frente nessa solução e nesse direito de segurança alimentar e nutricional da nossa gente”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia mais
Oposição destaca programa de renegociação de dívida do Governo Federal e aponta impactos no acesso ao crédito
Líder da Oposição na Casa, Arilson Chiorato (PT), afirma que o Desenrola 2.0 pode reduzir inadimplência e estimular a economia.
Leia mais
Deputados apresentam na Assembleia voto de pesar pela morte do agricultor familiar e líder agroecológico Bernardo Vergopolem
Requerimento foi apresentado pela deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, e pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais
Debate na Assembleia amplia discussão sobre inclusão de meninas e mulheres nas ciências exatas e na pesquisa científica
Iniciativa da deputada Luciana Rafagnin (PT) promoveu o diálogo entre academia e poder público para enfrentar barreiras e ampliar oportunidades para o público feminino.
Leia mais