NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputada Rosane Cobra Segurança Para Araucária e Região
15h47
por Daniel Caron / 41 3350-4025 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA ROSANE FERREIRA (PV)
2 min de leitura
1.061 visualizações
A fala sintetizou as cobranças feitas pela população durante a Audiência Pública de Segurança realizada pela Comissão da Assembléia Legislativa na Câmara Municipal de Araucária em maio do ano passado. De acordo com o diagnóstico apresentado pela Deputada, a 2ª Companhia da Polícia Militar com sede em Araucária, e subordinada ao 17.º Batalhão da PM, conta com efetivo de 116 policiais para atender os municípios de Araucária, Fazenda Rio Grande, Contenda e Mandirituba, sendo distribuídos 67 policiais para Araucária, 35 para Fazenda Rio Grande, 7 para Contenda e 7 para Mandirituba.Dos 116 policiais da 2ª Companhia, 31 estão afastados, em virtude de férias, acidentes de trabalho e licenças. Ou seja, são 85 policiais na ativa para uma população de 244.552 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2006. Levando em conta que atuam apenas 28 policiais por turno de serviço, chega-se a equação de um policial para cada 8.734 habitantes, enquanto a ONU recomenda que exista pelo menos um policial para cada 500 habitantes.Rosane destaca que, apesar do constante esforço dos policiais da 2ª Companhia, a falta de efetivo cria diretamente problemas para garantir a segurança destes municípios. “Estes policiais são verdadeiros heróis, pois exercem suas profissões com idealismo, já que é humanamente impossível cumprir a missão que lhes é cobrada”, disse.Equipamentos - Aliada a falta de pessoal, existe também a falta de equipamentos para suprir a demanda por Segurança Pública. Os veículos estão fatigados. São carros e motos que, embora com ano de fabricação recente, precisam ser reciclados ou trocados por novos e aumentados em quantidade, a fim atenderem toda área territorial da 2ª Companhia.Na Audiência Pública, ficou evidente que a falta de investimentos por parte do Governo do Estado do Paraná para garantir Segurança Pública para as populações dos municípios de Araucária, Fazenda Rio Grande, Contenda e Mandirituba, é a mola propulsora do aumento dos índices de criminalidade da região.Participaram da Audiência em Araucária mais de 400 pessoas, além de diversas autoridades, policiais militares, vereadores e dos deputados Reni Pereira, Edgar Bueno, Marcelo Rangel, Douglas Fabrício e Mauro Moraes.
Notícias Relacionadas
09:26
Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia mais
09:06
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais
08:39
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia mais
18:06
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais