NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputada Rosane Ferreira (pv)
09h05
por Evandro Harenza / 41 9623.8931 / 3350-4025
3 min de leitura
1.137 visualizações
O objetivo é ajudar os agricultores no cumprimento do código florestal brasileiroO Anfiteatro da Prefeitura de Araucária ficou pequeno para receber o grande número de agricultores, que deixaram suas casas na noite da última terça-feira para se reunir com o IAP e a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Em discussão o código florestal brasileiro, com as ações necessárias para promover a produção agrícola e o cuidado ambiental.A ideia de reunir os órgãos ambientais e as entidades ligadas à agricultura na cidade de Araucária partiu da Deputada Rosane Ferreira, em parceria com a Comissão de Agricultura da Assembleia, presidida pela Deputada Luciana Rafagnin e com a Secretaria Municipal de Agricultura. Estiveram presentes o Presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o Prefeito Municipal Albanor José, as Deputadas Rosane e Luciana, além de várias outras autoridades.“Nosso objetivo foi dar a oportunidade aos agricultores para questionar e sugerir ações que possibilitem o cultivo da terra, sem esquecer da preservação do meio ambiente. Trazendo essa audiência para Araucária, possibilitamos a participação de muitos agricultores locais neste debate”, disse a Deputada Rosane. Durante toda a noite, um dos pontos levantados pelos agricultores foi o andamento dos pedidos de averbação de reserva legal junto ao Instituto Ambiental do Paraná. De acordo com a regulamentação de alguns pontos do código florestal, até o final do ano todos os imóveis rurais devem cadastrar sua reserva legal – pela lei 20% da área desses imóveis deve ser destinada à preservação. Segundo o Presidente do IAP, Vitor Burko, “nos últimos anos o Paraná tem se destacado como o principal estado do país em ações que beneficiem a agricultura e também a preservação do meio ambiente”, afirmou. Outro ponto debatido durante a reunião foi a atual situação do rio Iguaçu, o segundo mais poluído do país. “Antigamente, nós nadávamos no Iguaçu após uma partida de futebol e hoje ele está assim. O que precisamos é que todos façam a sua parte, nós agricultores, os ambientalistas e também as empresas que poluem”, disse Acir Torres, agricultor presente na audiência. Essas reuniões estão sendo realizadas pela Comissão de Agricultura da Assembleia em todo o estado e Araucária foi a única cidade da região metropolitana de Curitiba a sediar o evento. Também estiveram presentes nessa reunião o Prefeito de Campo Largo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Edson Basso, o Secretário Municipal de Agricultura de Araucária, Mário Sérgio Rocha, vereadores de Araucária, o Vice-Prefeito Isac Fialla e o Deputado Estadual Professor Lemos.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais