NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Antonio Belinati (pp)
16h02
por Gustavo Pedroche Evangelista / (41) 3350-4085 – 3350-4285
2 min de leitura
453 visualizações
No projeto de lei, apresentado na sessão de hoje, pelo deputado Antonio Belinati, estipula que o Governo do Paraná reservará nas Universidades Estaduais do Paraná, o mínimo de 80% das vagas em todos os cursos para vestibulandos aprovados e que comprovem residência por tempo superior a 01 ano em território paranaense. Consta, ainda, que para se efetuar a matrícula, além dos documentos normalmente exigidos pelas Universidades, será obedecido o critério de classificação do estudante no exame vestibular. As demais vagas serão preenchidas, por ordem de classificação no vestibular, por candidatos que residam a menos de 01 ano no Estado ou que tenham domicilio fora do Paraná. O projeto esclarece que caso não haja número suficiente de vestibulando aprovado numa das alternativas mencionadas nos artigos anteriores, poderá ser feito o aproveitamento de candidatos fora desses critérios, obedecendo sempre a ordem de classificação.O deputado Belinati justifica a apresentação deste projeto, dizendo que no Paraná as Universidades Estaduais são mantidas com recursos do Governo do Estado.Pelo alto nível do ensino ministrado nessas instituições, estudantes de quase todo o país e muitos até do exterior se habilitam nos vestibulares, na busca de uma vaga nos seus bancos escolares. Esse é o lado bom do sucesso de nossas Universidades. Ocorre que, infelizmente, muitos milhares de estudantes paranaenses ficam privados do acesso às mesmas Universidades, pois acabam perdendo o lugar para pretendentes não residentes em nosso Estado. Não se pode cercear o direito dos vestibulandos que não moram no Paraná, daí o presente projeto reservar a eles um mínimo de 20% de vagas em nossas Universidades. A presente ressalva deixa as portas abertas para que jovens de todas as partes do mundo também tenham o privilégio de freqüentar um curso superior numa Universidade Pública mantida pelo erário paranaense.
Notícias Relacionadas
09:38
Mulheres melhoram ações de mobilidade e trânsito, defende deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD)
Parlamentar participou nesta terça-feira (16) do seminário "Mulheres em Movimento", que debateu formas de ampliar a participação feminina na área.
Leia mais
09:12
Projeto propõe coleiras refletivas para cães abandonados como medida de segurança viária no Paraná
"Uma coleira refletiva pode parecer um detalhe, mas pode salvar vidas", diz deputado Marcelo Rangel (PSD), autor da proposta.
Leia mais
08:39
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
20:04
Assembleia comemora 118 anos de imigração japonesa
Evento foi uma iniciativa do deputado Jairo Tamura (PL)
Leia mais