NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Caito Quintana (pmdb)
17h53
por Olir Pivatto / 41 3350-4024 e 3350-4124
4 min de leitura
774 visualizações
Nesta semana, o deputado estadual Caíto Quintana, (PMDB), recebeu em seu Gabinete, na Assembléia Legislativa, membros da Banda da Polícia Militar do Paraná. O motivo da visita foi o Projeto de Lei nº 065/09, de autoria do deputado, que tramita na Casa e que declara integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado do Paraná, a Banda de Música da Policia Militar do Paraná. Segundo Caíto a longa história da Banda da PM do Paraná deve ser reconhecida. “Suas apresentações são destaque em todo o interior do Paraná e em vários Estados do Brasil. Além disso, a Banda da PM já foi a melhor do País na década de 50”, argumentou Quintana. O Projeto da Banda já foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça –CCJ e deve, nos próximos dias, seguir para o Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná para ser debatido e depois se tornar patrimônio histórico do Paraná. HISTÓRICO DA BANDA DE MÚSICADA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁNo dia 12 de março de1857, o presidente do Governo da Província do Paraná, Zacarias de Goes e Vasconcelos, assinou a Lei de n° 30 que autorizava o tesouro da Província dispensar verbas para a criação de uma banda de música na Capital, que deveria ficar adida à Companhia da Força Policial. No dia 4 de julho do mesmo ano, o Ato 86 criou a Banda de Música da Companhia da Força Policial, tendo como seu primeiro maestro o cidadão Bento Antonio de Menezes, sendo que nessa época a banda era a única organização musical oficializada na Província do Paraná, participando das festas religiosas e civis da comunidade. Em 1865, por ocasião da Guerra do Paraguai, o maestro Menezes viajou ao Estado do Rio de Janeiro acompanhando uma força destinada ao Paraguai, sendo que 8 músicos foram incorporados nas fileiras da Companhia da Força Policial. Destaque para o músico Clarimundo José da Silva, que seguiu para as linhas de combate como soldado corneteiro. No dia 22 de maio de 1880, o Imperador D. Pedro II ao visitar o Paraná, foi recepcionado pela Banda de Música, onde recebeu referências elogiosas do Imperador, conforme registrou o pioneiro jornal Dezenove de Dezembro. Sua primeira apresentação em público foi no dia 7 de setembro de 1861 já definitivamente organizada, participando ativamente em todos os momentos festivos do nosso estado e tornando indispensável a sua presença.Em 1959, o maestro Capitão Angelo Antonello foi convidado pelo Presidente Juscelino Kubistcheck para se apresentar com a banda na inauguração de Brasília; no entanto tal viagem não se concretizou.No ano de 1961, sob a regência do então Tenente-Coronel Antonello, a banda gravou o seu primeiro LP, “A Banda Chegou”. Em 1968, gravou seu segundo LP, sob a regência do maestro Capitão Acyr Benedito Tedeschi. Suas apresentações ganharam performance e seu destaque a colocou como referência diante das demais bandas militares em todo o Brasil, conquistando o seu espaço no cenário nacional, realizando concertos em todo o interior do estado e nos principais centros culturais, tais como no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; na Praça da Glória também no Rio de Janeiro entre outros; na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, em julho de 1951, foi classificada como a melhor Banda de Música do País.Atualmente ela é formada por 87 componentes e seu maestro é o Subtenente Roberval Gomes Barbosa, que responde pelo comando da Banda desde o dia 25/jul/2007.Lista dos Maestros da Banda da Polícia Militar do ParanáMaestro Bento Antonio de Menezes (1857-1875)Maestro Clarimundo José da Silva (1875-1892)Maestro Vicente D’Aló (1892-1913)Capitão Romualdo Suriani (1913-1942)Coronel Angelo Antonello (1942-1960)Capitão Acyr Benedito Tedeschi (1960-1976)Capitão Izidoro Rossi (1976-1980)Capitão Isaac Otávio da Silva (1980-1991)1° Tenente Antônio Manoel Alves (1991-1992)1° Tenente Eliazar Moreira dos Santos (1992-1994)1° Tenente Maximiano Pereira da Silva (1994-2000)Capitão Paulo Kühn (2000-2007) Por integrar o ambiente cultural da sociedade paranaense em seus 152 anos de história, espero contar com o apoio dos demais Senhores Parlamentares que integram este Poder, para sua aprovação.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais