DEPUTADO CHICO NOROESTE: Senhor presidente, senhoras deputadas, senhores deputados, imprensa e público presente. Gostaria de anunciar e registrar a presença do Felipe González, que é secretário de Turismo do Município de Foz do Iguaçu, e também do Gilmar Piolla, que é superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, que estão aqui para tecer comentários e informar os senhores deputados sobre a campanha “Vote Cataratas”. Mas antes quero, senhor presidente, trazer a vossa excelência os nossos agradecimentos pela deferência desse horário, o Grande Expediente do Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, para que esses dois convidados possam falar aqui informando os senhores deputados, os deputados da Frente Parlamentar, os senhores da imprensa e a população do Estado do Paraná como um todo desse importante pleito.Quero também pedir escusas aos deputados da Frente Parlamentar, porque foi marcada uma reunião para as 11h com todos os deputados da Frente Parlamentar, mas não foi possível devido uma entrevista que eu, Felipe Gonzáles e também o deputado Dobrandino da Silva (PMDB) estávamos dando na TV Sinal. Portanto, desculpem-me, mas tenho certeza que foi por uma boa causa! Quero chamar aqui a atenção de todos os parlamentares para que o que vai falar o Felipe Gonzáles e também o Gilmar Piolla, porque é um pleito que considero ser não somente da cidade de Foz do Iguaçu, mas também do Estado do Paraná e do Brasil. A escolha das Cataratas vai colocar Foz do Iguaçu, o Estado do Paraná e do Brasil nos principais roteiros turísticos e em roteiros de viagem de turistas do Mundo inteiro. Portanto, gostaria de apresentar a todos os senhores deputados o secretário de Turismo da cidade de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzáles.SENHOR FELIPE GONZALEZ: Senhor presidente, senhoras deputadas, senhores deputados, imprensa, deputado Chico Noroeste, que propôs esta ação, deputado Dobrandino da Silva e deputado Reni Pereira, senhores deputados, membros da Frente Parlamentar “Vote Cataratas”. Senhores deputados, estamos em nome do Comitê Binacional Brasil-Argentina para o “Vote Cataratas”, eleição coordenada pela fundação suíça New 7 Wonders, que iniciou em maio de 2008, quando também mais de 500 belezas naturais de todo o planeta foram votadas. E agora no próximo dia 21 de julho haverá a definição de 21 das belezas naturais que seguirão sendo votadas por mais dois anos, até que em 2011 sejam definidas, as sete novas maravilhas da natureza. E certamente, com as ações que vêm sendo desenvolvidas, grandiosas como esta em que o nosso parlamento paranaense se envolve com toda a força, as Cataratas do Iguaçu, estará entre uma das sete novas maravilhas da natureza. Nesta etapa, no dia 7 de julho, estarão encerradas as votações, e as Cataratas do Iguaçu, que está neste momento entre as 77 selecionadas, está nesse momento em 3º lugar. Então senhores, temos muitas chances de eleger esta beleza, orgulho do Paraná, orgulho do Brasil. Dizemos isso porque as nossas Cataratas estão concorrendo na categoria “water falls”, com belezas naturais importantes também de outros planetas. Mas a nossa região, que já é famosa no Brasil e em grande parte do mundo, onde dois grandes rios nos cercam, onde a natureza deu de si o melhor com os dois grandes parques que abrigam as cataratas em condomínio, unindo os dois países, e também onde três aeroportos nos cercam e mais de um milhão de turistas, brasileiros e estrangeiros nos visitam todo ano. Esta votação, ela na só se dá por iniciativa de Foz do Iguaçu, mas por todo o povo paranaense, e através dessa união que representa os nossos deputados estaduais é que nós vamos atingir o objetivo a que nos propomos. Em nossa cidade atestaram os nossos deputados que nos representam aqui, Chico Noroeste, Dobrandino da Silva e Reni Pereira, que há uma união interinstitucional, uma união da comunidade, onde todos estão solicitando o voto que se dá exclusivamente por internet. É uma eleição cidadã, basta que acesse ao site que foi criado especialmente, www.votecataratas.com, e como membro do comitê binacional eu também quero convocar aqui o nosso colega da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, que vem juntamente o tride turístico de Foz do Iguaçu, desenvolvendo importantes ações, e que ele vai dar aqui um relato mais incisivo de toda essa parceria que já nos levou a essa posição senhor presidente. Estamos em 3º lugar, certamente com o apoio que agora aqui nessa apresentação dos senhores deputados, vamos atingir o nosso objetivo no dia 21 de Julho. Muito obrigado!SENHOR GILMAR PIOLLA Deputado Nelson Justus, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná; demais deputados integrantes da Mesa; deputado Chico Noroeste, autor dessa proposição; deputado Reni Pereira; deputado Dobrandino da Silva; demais deputados e deputadas aqui presentes. Por muitos anos, Foz do Iguaçu apareceu no noticiário nacional e internacional de forma negativa. Isso gerou uma imagem muito negativa da cidade e dos seus atrativos turísticos, comprometendo a atratividade das nossas belezas, das Cataratas, de Itaipu e dos demais atrativos da região.Nos associavam ao contrabando, ao tráfico de drogas, à falsificação de produtos, à pirataria e até o terrorismo. Lembro que, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, Foz do Iguaçu era acusada pelo Departamento de Estado Americano, sem nenhuma prova, como um local que abrigava ali na região, em Cidade do Leste e nas redondezas, células terroristas da Al-Qaeda. Nós trouxemos para cá, na época, o Steven Monblatt, que era da OEA (Organização dos Estados Americanos), do Departamento Antiterrorismo, para dizer que não havia nenhuma prova em relação a isso. Tentamos reverter esse noticiário e iniciamos, em 2003, com a posse da atual diretoria de Itaipu, com o Jorge Samek na diretoria-geral, um trabalho já como trade turístico. Na época, o prefeito ainda era o Sâmis da Silva e o Secretário de Turismo era o Neuso Rafagnin. Iniciamos um trabalho de recuperação da imagem de Foz do Iguaçu. Um trabalho que se consolidou, agora, há dois anos atrás, com a assinatura de um termo de compromisso entre Itaipu Binacional, a Secretaria Municipal de Turismo, o Iguassu Convention & Visitors Bureau, com as demais entidades do trade turístico local e regional, que resultou numa parceria inédita que não tinha acontecido antes na cidade, para continuarmos e desenvolvermos um trabalho permanente de melhoria e sustentação da imagem do destino Iguaçu.Então, dois anos atrás, iniciamos esse trabalho conjunto. Um dos primeiros trabalhos que desenvolvemos conjuntamente foi a campanha “Foz do Iguaçu: destino do mundo”. Na pesquisa da Embratur, Foz do Iguaçu é considerada o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil. No ano passado, fomos visitados por turistas de mais de 150 nacionalidades. Então, é consagradamente um destino do mundo. Iniciamos essa campanha com a presença marcante nas feiras de turismo nacionais e internacionais. No ano passado, levamos o destino Iguaçu, com folheteria, com DVD, com materiais de divulgação, em mais de 20 feiras internacionais. Nas principais feiras de turismo do mundo estávamos presentes divulgando o destino Iguaçu.Envolvemos, também, as emissoras de televisão de todo Paraná (a RPC, a Rede Massa, a TV Tarobá, a RIC, a TV Educativa). Agora, a TV Sinal, da Assembleia Legislativa, também está nos apoiando tanto na divulgação da campanha “Foz do Iguaçu: destino do mundo” como na campanha “Vote Cataratas” na primeira etapa e na etapa atual. Na seqüência, lançamos a campanha “Temporada Boa em Foz” que já foi para segunda edição este ano. É uma campanha em conjunto com todo o setor hoteleiro da cidade, que resulta numa promoção para atrair turistas de um raio até de 1.500 quilômetros - que são os turistas brasileiros e turistas argentinos que estão segurando a movimentação turística da cidade. Apesar da crise global, apesar dessa retração que fez diminuir hoje, o movimento de turistas estrangeiros ao Brasil e aos principais destinos do Mundo.No ano passado conseguimos fechar um recorde de visitação ao Parque Nacional do Iguaçu. Chegamos ao fundo do poço em 2002, após os atentados terroristas, aquele noticiário negativo, o Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro, recebeu 640 mil visitantes. Então, conseguimos ir recuperando esse movimento e no ano passado batemos o nosso recorde histórico de visitação com 1.154.000 visitantes. Acreditamos que este ano vamos superar novamente o recorde, tanto no lado brasileiro, quanto no lado argentino, com essa parceria que temos feito.O turista brasileiro está indo em peso para lá, o dólar caro, o euro também, acabaram inibindo as viagens internacionais e isso tem nos ajudado. Houve uma retração na visitação de turistas estrangeiros, hoje conseguimos aumentar em mais de 20% a visitação de turistas estrangeiros ao Parque Nacional, à cidade. Conseguimos também atrair mais eventos, eventos até internacionais, como o Fórum Global de Energias Renováveis que aconteceu no ano passado em Foz do Iguaçu com o apoio da Itaipu e de todo o Sistema Eletrobrás. Então, acreditamos que a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza vai ajudar a consolidar esse trabalho de recuperação da imagem do destino Iguaçu, vai projetar o nome da cidade, vai projetar os nossos atrativos internacionalmente. Esperamos, com a eleição das Cataratas, conseguirmos um incremento de 30% na nossa visitação, porque essa votação está mobilizando atrativos, belezas naturais do mundo inteiro. Foz do Iguaçu, com certeza, agora no dia 7 de julho, na escolha das setenta e sete candidaturas finalistas e na seqüência, até o dia 21, um comitê de especialistas vai estar escolhendo as 21 finalistas, temos certeza que vamos estar entre as finalistas e vamos estar, seguramente, também, após a etapa final, entre as Sete Maravilhas. Na etapa final o que conta é o voto popular para ficarmos entre as setenta e sete. Hoje na nossa categoria são sete grupos de candidaturas. O nosso grupo, que é o mais numeroso, tem cerca de setenta candidaturas disputando 11 lugares para essa etapa final. Foz do Iguaçu está em terceiro lugar, atrás do Lago Titicaca e Niágara Falls. Mas, temos certeza que vamos chegar no dia 7 em primeiro lugar, porque estamos com uma parceria muito forte com a Secretaria do Estado da Educação envolvendo cerca de 1.400.000 alunos das escolas públicas do Paraná, foram confeccionados um milhão e meio de flyers, cinco mil cartazes, setenta e cinco mil folhetos para os professores. E estamos sorteando três viagens para as escolas que conseguirem mais votos para as Cataratas. Então, as escolas que conseguirem mais votos para a candidatura das Cataratas vão ganhar quarenta lugares em um ônibus, um ônibus de quarenta lugares, vão escolher os melhores alunos, os melhores professores dessas escolas que vão a Foz do Iguaçu com tudo de graça. Enfim, é uma cortesia que todos os nossos parceiros estão oferecendo para as escolas.Essa campanha tem mobilizado as escolas e tem aumentado consideravelmente a votação e acreditamos na reta final, agora, vai dar o gás que precisamos para chegarmos em 1° lugar. Além desse apoio da Secretaria de Educação do Paraná contamos com o envolvimento, o engajamento da RPC que está veiculando o VT do Vote Cataratas gratuitamente. Se fossemos pagar essa mídia, a RPC, a Rede Massa, a RIC, a Tarobá, as demais emissoras estão nos dando hoje sem nenhum custo, só tivemos o custo da produção do VT. Se fossemos pagar teríamos que desembolsar mais de R$ 3 milhões de mídia para colocar essa campanha no ar. Eu gostaria de fazer um agradecimento a todas as emissoras pelo apoio. Estamos com o Vote Cataratas indo para o ar também no Aeroporto Internacional de Curitiba. São 150 inserções por dia, graças à parceira com a Infraero e as empresas concessionárias desse serviço no aeroporto.Estamos levando a campanha ao Aeroporto de Congonhas, gratuitamente, através de uma parceria com a Infraero e com seus concessionários. Estamos veiculando em todos os cinemas da região Oeste do Paraná. Temos 6 quiosques de votação, um nas Cataratas do Iguaçu, do lado brasileiro, outro no lado argentino, um na Ponte da Amizade, na Receita, outro na Itaipu, uma na Avenida Brasil. Agora, um na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na semana que vem teremos um quiosque de votação, aqui, na Assembléia Legislativa, para os senhores e senhoras deputados, funcionários e visitantes e ocupando o mobiliário urbano em Curitiba, cedido pela Prefeitura desta cidade, são 200 faces deste mobiliário, para veicular a campanha na capital do ParanáÉ uma somatória de forças e de forma voluntária, que está alavancando a nossa candidatura, tanto do lado brasileiro, como do lado argentino. Acreditamos que a eleição das Cataratas aliada à chegada da Unila, que no ano que vem começa as aulas, nossa Universidade na Integração Latino-Americana, a Copa do Mundo de 2014, onde Foz do Iguaçu foi escolhida como uma das subsedes, tudo isso movimentará muito o trade turístico. Temos certeza de que vamos saltar do patamar de 1 milhão, 1 milhão e 200 mil visitantes nas Cataratas do Iguaçu, para 1 milhão e meio, dois milhões de visitantes. Vamos alavancar muito mais ainda o turismo de eventos da região. Eu agradeço o apoio dos deputados. Agradecer a iniciativa do deputado Chico Noroeste. Contamos com o envolvimento de todos os deputados, que ao votarem em suas bases podem mobilizar seus eleitores também, para vota nas Cataratas do Iguaçu, porque elas representam hoje o Brasil e são a única candidatura do Paraná e da região Sul do Brasil. Na reta final, talvez, seja a única ou uma das únicas a representar o Brasil e a Argentina neste concurso.Contamos com o apoio de todos vocês. Estou grato pelo espaço aqui cedido e pelo envolvimento de todos na nossa campanha, que não é uma campanha só da nossa região, mas de todos nós.