NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Chico Noroeste (pr)
18h10
por chiconoroeste@alep.pr.gov.br / (41) 3350-4092/4291 / www.chiconoroeste.com.br
3 min de leitura
306 visualizações
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Assembleia Legislativa, aprovou por unanimidade nesta terça-feira (31) o projeto de lei do deputado Chico Noroeste (PR) que proíbe a Sanepar de cobrar taxas municipais ou outros serviços na fatura da água e esgoto. A proposta segue agora à Comissão de Defesa do Consumidor, depois ao plenário para ser votado em até quatro discussões e ainda para sanção do governador Roberto Requião.“O projeto foi aprovado pelos 13 membros da CCJ. Tenho a certeza que o projeto será aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor e pelos 54 deputados. Espero que ainda no mês de abril, os consumidores tenham nas mãos este importante instrumento para coibir possíveis abusos praticados nas tarifas de água e esgoto”, disse Chico Noroeste. EMENDA - O projeto aprovado na CCJ teve emenda substitutiva geral proposta pelo próprio deputado Chico Noroeste. “Fica a Sanepar proibida de cobrar taxas municipais ou outros serviços na fatura de água e esgoto que não forem formalmente e antecipadamente autorizados pelos consumidores”, diz o artigo 1º do substitutivo geral. “O consumidor que não desejar a cobrança de outros serviços, conjuntamente com a fatura de água e esgoto poderá requerer a exclusão, a qualquer tempo, dos encargos provenientes dos mesmos. Inclusive dos encargos já lançados, sendo facultado ao consumidor efetuar somente o pagamento dos valores de água e esgoto, ficando a cargo dos municípios ou terceiros a cobrança de outros serviços, através de outros meios”, diz o parágrafo único do artigo 1º do projeto de lei.BEM PÚBLICO – O deputado Chico Noroeste argumenta que a cobrança de outras taxas na fatura de água e esgoto é contrassenso ao que preconiza o próprio governador Requião. “A água no Paraná é considerada um bem público inalienável e que não pode ser explorada comercialmente, não pode ser objeto de lucro. A cobrança de outras taxas, além das tarifas de água e esgoto, vai contra esse pressuposto garantido na Constituição Estadual e defendido pelo governador Requião”.Chico Noroeste cita ainda como exemplo o programa da Tarifa Social, que garante os benefícios do saneamento às famílias pobres, atende mais de 1,2 milhão de pessoas no Paraná. As famílias pagam R$ 5,00 pela água e R$ 2,50 pelo serviço de esgoto. “Como ficarão essas famílias se tiverem que pagar outras taxas na fatura de água e esgoto?”, questiona.CONSUMIDOR - “Tem municípios que querem cobrar a coleta de lixo, que é, na maioria das vezes, realizado por empresas terceirizadas, através da cobrança da água. Instituições filantrópicas querem suas doações, aproveitando-se da água, e logo adiante os "disque-pizza" também poderão cobrar suas contas através da cobrança da água, com a segurança de que todos devem pagar a conta”, pondera o deputado.Para disciplinar a cobrança e em respeito ao direito do consumidor, Chico Noroeste defende que o Poder Público deve intervir para regulamentar a questão, colocando para decisão dos consumidores o que deve ou não ser cobrado através das contas de água e esgoto. “Somente será cobrado através das faturas de água e esgoto da Sanepar o que o consumidor autorizar”.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais