NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Chico Noroeste (pr)
15h14
por Assessoria de Imprensa - (41) 3350-4092/4291 / chiconoroeste@alep.pr.gov.br / www.chiconoroeste.com.br
5 min de leitura
777 visualizações
O deputado Chico Noroeste (PR) solicitou ao governador Roberto Requião e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin – através de requerimento aprovado na Assembleia Legislativa – a realização de estudos que viabilizem o repasse do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu ao Estado e a sua transformação em Hospital Regional do Extremo Oeste do Paraná.“O Governo do Paraná tem condições de assumir o Hospital Municipal, concluir a obra, e administrá-lo com os recursos financeiros, materiais e humanos”, defende Chico Noroeste que inclui duas emendas no valor 6,6 milhões no Orçamento do Estado de 2009 para o hospital. “Os recursos para conclusão da obra já fazem parte do orçamento e avalio que um estudo bem feito pode indicar a transferência do hospital do município ao Estado”.O requerimento aprovado na última quarta-feira (4) por unanimidade pelos deputados estaduais já foi encaminhado ao governador Requião e ao secretário Gilberto Martin. Nele, o deputado explica que com o fechamento da Santa Casa Monsenhor Guilherme em 2005, o atendimento hospitalar em Foz entrou colapso e para resolver a situação, a prefeitura resolveu construir um hospital municipal. “Para a obra Governo do Estado repassou R$ 3 milhões”.ESTRUTURA - Hoje, adianta o deputado, o hospital tem 100 leitos, 11 unidades de tratamento intensivo, uma unidade de pronto atendimento, recebe 10 mil pessoas por mês e faz 350 internamentos e 200 cirurgias. “São 380 funcionários, entre médicos, enfermeiros e atendentes que prestam serviços cirúrgicos, internamentos clínicos e pediátricos”, aponta.Porém, explica Chico Noroeste, o hospital ainda não foi concluído e a prefeitura necessita de recursos para finalizar a obra e manter a instituição em pleno funcionamento. “No orçamento do Estado de 2009, propus duas emendas, no valor de R$ 5.000.000,00 e R$ 1.650.000,00 - aprovadas pelos deputados e incorporadas na peça orçamentária - para conclusão das obras do hospital”.POLÍTICA DE SAÚDE - O deputado ainda pondera que o Governo do Estado passou administrar vários hospitais no interior dentro da sua política de saúde que está dotando todas as regiões com hospitais regionais para melhorar o atendimento de toda rede pública de saúde. “Entre os hospitais em construção, ampliação, reforma e construídos, o Estado conta com 37 unidades”, diz.Em se tratando de Foz do Iguaçu, continua Chico Noroeste, no caso do município repassar o hospital, o Estado, além de concluir a obra, “tem condições de manter seu funcionamento, dotando-o de recursos humanos, materiais e financeiros para o atendimento da população de outras cidades da microrregião Oeste: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal, Ramilândia, entre outras”. BoxLeia a íntegra do requerimentoaprovado na Assembleia do PRSÚMULA: REQUER Envio de Expediente ao Excelentíssimo Governador do Estado, Roberto Requião, e ao Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Martin, solicitando a realização de estudos que viabilizem o repasse do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu ao Estado e a sua transformação em Hospital Regional do Extremo Oeste do Paraná.O Deputado Chico Noroeste (PR), que o presente subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, REQUER Envio de Expediente ao Excelentíssimo Governador do Estado, Roberto Requião, e ao Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Martin, solicitando a realização de estudos que viabilizem o repasse do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu ao Governo Estado e a transformação da instituição de saúde em Hospital Regional do Extremo Oeste do Paraná.Sala das Sessões, em 4 de março de 2009CHICO NOROESTEDEPUTADO ESTADUALJustificativaCom o fechamento da Santa Casa Monsenhor Guilherme em 2005, o atendimento hospitalar em Foz do Iguaçu entrou em crise. Para resolver a situação de emergência, a prefeitura resolveu construir um hospital municipal, no qual teve apoio do Governo do Estado que repassou R$ 3 milhões para a construção da unidade de saúde.O Hospital Municipal tem hoje 100 leitos, 11 UTI’s, uma unidade de pronto atendimento, 380 funcionários, e recebe mensalmente mais de 10 mil pessoas, além dos 530 internamentos e cerca de 200 cirurgias. A população tem acesso a atendimentos cirúrgicos, internamentos clínicos e pediátricos.Porém, o hospital ainda não foi concluído e a prefeitura necessita de recursos para finalizar a obra e manter a instituição em pleno funcionamento. No orçamento do Estado de 2009, propus duas emendas, no valor de R$ 5.000.000,00 e R$ 1.650.000,00 - aprovadas pelos deputados e incorporadas na peça orçamentária - para conclusão das obras do hospital.É necessário destacar ainda a política de saúde do Governo do Estado que está dotando todas as regiões do Estado com hospitais regionais para melhorar o atendimento de toda rede pública de saúde. Entre os hospitais em construção e construídos, o Estado conta com 37 unidades.Em se tratando de Foz do Iguaçu, no caso do município repassar o hospital, o Estado, além de concluir a obra, tem condições de manter seu funcionamento, dotando-o de recursos humanos, materiais e financeiros para o atendimento da população de outras cidades da microrregião Oeste: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal, Ramilândia, entre outras.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais