NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
12h08
por Carlos Reiss / (41) 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
4 min de leitura
735 visualizações
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), participou, nesta segunda-feira (23), da solenidade de entrega da documentação do primeiro lote de 80 ônibus escolares adquiridos pelo Governo do Estado em 2009. Os prefeitos de 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral paranaense foram orientados pelo governador Roberto Requião a, antes de receberem as chaves, realizar o seguro total do veículo por dois anos e enviar a documentação dos motoristas, que participarão de um curso organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.Discursando em nome dos parlamentares presentes no Palácio das Araucárias, Kielse destacou a notável mudança na qualidade de ensino e dos alunos que os municípios do Estado vêm atravessando nos últimos anos. “Em nome de todos os prefeitos, agradeço a esta nobre e importante iniciativa e reitero nosso apoio ao Governo do Estado a todos esses projetos voltados à educação e à infra-estrutura”, destacou Kielse. Até o fim de 2009, serão entregues 1.100 ônibus escolares aos municípios com menos de 100 mil habitantes, sendo que parte deles já se encontra estacionado em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.O governador Roberto Requião ressaltou que a cota de cada município foi baseada num estudo de georreferenciamento realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade), negando qualquer argumento de favorecimento político. “O critério é o de auxílio a todos os municípios. Antes de assumir o governo, os prefeitos recebiam em média R$ 7 milhões por ano. Estou destinando este ano R$ 45 milhões em dinheiro e R$ 130 milhões em ônibus”, afirmou o governador. Já o seguro, obrigatório a todas as Prefeituras, deverá ser providenciado pelas administrações municipais nos próximos dias como condição para o recebimento das chaves dos veículos. Através de um sistema de registro de preços, o Governo do Paraná obteve uma redução de 20,3% no valor máximo estabelecido no edital de licitação para o preço de seguro dos ônibus escolares. Segundo o próprio governador, as Prefeituras não são obrigadas a assinar com a empresa vencedora, mas devem estar atentas à duração e à cobertura do seguro. “Os ônibus estão com a documentação regularizada, inclusive emplacados. Para recebê-los, será preciso apresentar a comprovação do pagamento e o termo de seguro total dos ônibus”, explicou o governador. A documentação recebida pelos prefeitos contém o termo de cessão dos ônibus, a cópia da ata de registro de preços dos seguros e a descrição do veículo, com número de chassi e documentos de 2009. O vice-governador Orlando Pessuti ressaltou o investimento estadual no transporte escolar, destacando o que chamou de “forma diferenciada de governar”. “Sabemos que muitos alunos desistem da escola justamente por falta de transporte. Ao investir nessa estrutura, investimos em qualidade educacional”, afirmou. A solenidade contou com a presença dos chefes da Casa Civil, Rafael Iatauro; e de Gabinete, Carlos Moreira; dos secretários de Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon; do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto; Especial, Luis Mussi e de dezesseis deputados estaduais. Prefeitos Participaram da reunião no Palácio das Araucárias os prefeitos dos 26 municípios contemplados, incluindo seis da base política do deputado Kielse: Lucimeri dos Santos, de Bocaiúva do Sul (3 ônibus); Luiz Assunção, de Campina Grande do Sul (3 ônibus); Dalton de Moura e Costa, de Cerro Azul (4 ônibus); Loreno Tolardo, de Quatro Barras (2 ônibus); Adel Ruts, de Rio Branco do Sul (4 ônibus); e Dr. Jorge, de Tunas do Paraná (3 ônibus). Os veículos destinados aos municípios de Antonina (3), Doutor Ulysses (3), Itaperuçu (3) e Matinhos (4) também fazem parte das solicitações oficiais do deputado Kielse, enviadas diretamente ao governador Roberto Requião através de documentos protocolados ainda em 14 de novembro do ano passado.
Notícias Relacionadas
13:15
Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Colegiado coordenado pelo deputado Ricardo Arruda (PL) reúne produtores e representantes do setor para debater demandas da cadeia produtiva e fortalecer a atividade no estado.
Leia mais
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais