NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
12h36
por Carlos Reiss / (41) 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
3 min de leitura
307 visualizações
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), participou, nesta segunda-feira (16), da abertura do 1º Ciclo de Palestras sobre Legislação Ambiental e Urbanismo para Templos Religiosos. Kielse foi o responsável pelos trâmites internos para que as palestras, que discutiram e esclareceram as normas legais para a construção e manutenção da estrutura de templos religiosos em Curitiba e Região Metropolitana, ocorresse no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Kielse destacou o sincronismo entre a Assembléia Legislativa do Paraná e a Câmara Municipal de Curitiba, além de ressaltar a oportunidade de trazer a discussão sobre legislação ambiental, urbana e templos religiosos. “Trata-se de um assunto de extrema relevância para a sociedade paranaense. Temos que discutir todos os elementos envolvidos para não prender o estímulo para a construção das obras destas equipes sociais que ajudam a sociedade e não têm o patrocínio de órgãos públicos”, afirmou o parlamentar. O evento, promovido pela vereadora Mara Lima, teve como objetivo levar informações sobre a legislação atual aos líderes dos diversos segmentos religiosos no que diz respeito a construções, sonorização dos ambientes dos cultos e a possibilidade da realização de eventos religiosos em locais públicos. “O esclarecimento das normas legais e o conhecimento da legislação ambiental e urbana são fundamentais para o exercício das práticas religiosas aqui em Curitiba”, afirmou a vereadora. O deputado enfatizou a presença dos secretários municipais de Urbanismo, José Antônio Andreguetto, e do Meio Ambiente, Luiz Fernando Jamur. “Estamos hoje com a nata dos profissionais para dar os instrumentos legais para que os líderes religiosos continuem a fazer o que nós políticos temos a obrigação de fazer: ajudar a sociedade”, afirmou. O secretário Andreguetto agradeceu e alertou para a conscientização dos problemas ambientais. “Quero destacar a importância dos líderes religiosos na conscientização dos temas ligados ao meio ambiente, levando-os aos foros religiosos com a magia que só esses líderes têm. Tratar do meio ambiente é tratar da nossa sobrevivência”, apontou o secretário. No total de quase cinco horas, as palestras trouxeram ao público temas com a segurança e as implicações urbanas dos templos religiosos, com ênfase na Lei Municipal 10.625/02, conhecida com Lei do Silêncio. Apenas em Curitiba, por exemplo, são 297 templos evangélicos espalhados pela cidade. Nos municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Almirante Tamandaré, o número ultrapassa 150. O evento contou ainda com a participação do diretor-presidente da COHAB, Mounir Chaowiche, do superintendente de projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, João Martinho Cleto Reis Júnior; do Capitão Emerson Luiz Baranoski, do departamento de Engenharia do Corpo de Bombeiros; e de três diretores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente: Josiana Saquelli Coch, do Departamento de Pesquisas e Monitoramento; Ricardo Bonat Ribas, chefe da Divisão de Fiscalização; e Juliano Mateucci, Técnico da Divisão de Licenciamento Ambiental. Foto: Nani Góis
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais