NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Dobrandino da Silva (pmdb)
16h58
por Assessoria de Imprensa / (41) 3350-4237/3353-6000 / dobrandino@gmail.com
2 min de leitura
339 visualizações
O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) reivindicou a pedido do diretor David Fachi, a construção de uma quadra coberta e um refeitório no Colégio Estadual Olavo Bilac no distrito de Ouro Verde do Piquiri, na área rural de Corbélia, no Oeste do Paraná. Em ofício à secretária estadual de Educação Yvelise Freitas Arco-Verde e ao superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), Luciano Newes, Dobrandino informa que o estabelecimento não oferece condições adequadas para atendimento aos estudantes.“A comunidade do distrito de Ouro Verde do Piquiri está localizada a 25 quilômetros da área urbana de Corbélia e os estudantes da escola de lá não dispõem de condições adequadas para a prática de educação física”, destaca o deputado. Dobrandino informou à secretária Yvelise Arco-Verde, que há mais de 10 anos a quadra de esportes do Colégio Estadual Olavo Bilac não recebe obras de manutenção, o que impossibilita qualquer tipo de atividades esportivas na comunidade.O deputado solicita a inclusão da estrutura no projeto do governador Roberto Requião (PMDB) que prevê a construção 535 coberturas e quadras cobertas com investimento de R$ 186 milhões. “A educação é uma das prioridades do Requião, além dos reajustes salariais e criação dos planos de carreiras dos professores, o governador destinou 30% do orçamento do Estado no setor”, destacou Dobrandino.Segundo Dobrandino, o estabelecimento de ensino não dispõe de um refeitório, que acaba comprometendo a formação de futuros atletas. “O diretor David Fachi informou que a falta de um local adequado dificulta a preparação de alimentos que são fundamentais no desenvolvimento saudável dos estudantes, que no futuro poderão representar o município de Corbélia nas diversas modalidades de jogos municipais, estaduais e federais”, completou.PANORAMA – Corbélia, com aproximadamente 15,5 mil habitantes, era habitadas por índios caingangues às margens do rio Piquiri. A colonização teve início na década de 1950. A fundação da localizada ocorreu em agosto de 1953, por iniciativa dos pioneiros Armando Zanotto, Homero Baú e João Fridolino Dillemburg. O município foi criado pela lei estadual nº 5, editada em abril de 1972. A emancipação ocorreu em 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, padroeiro da comunidade.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais