NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Edson Strapasson (pmdb)
18h02
por Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
3 min de leitura
257 visualizações
Prefeitos debatem gestão de resíduos sólidos e proposta de reorganização da RMCO município de Almirante Tamandaré recebeu na última sexta-feira (26) a reunião de trabalho da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), entidade que congrega os prefeitos das 26 cidades que compõem a Grande Curitiba. Na pauta de discussão a gestão de resíduos sólidos (gestão do lixo) e a proposta de reorganização da RMC, apresentada pelo deputado estadual Edson Strapasson (PMDB). O encontro foi conduzido pelo prefeito de Campo Largo e também presidente da Assomec, Edson Basso.O prefeito de Tamandaré, Vilson Goinski, anfitrião da reunião, falou sobre a importância do debate. “Temos aqui a oportunidade de debater soluções para os problemas comuns dos municípios metropolitanos. É muito importante que nos organizemos para fortalecer cada vez mais a Assomec e assim defender os interesses dos cidadãos que nós representamos”, afirmou o prefeito tamandareense. Goinski também sugeriu que seja estabelecida pela Assomec uma pauta de reivindicações para ser apresentada aos candidatos ao governo do estado.REORGANIZAÇÃO – O deputado Strapasson falou sobre o projeto que visa reorganizar a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A proposta pretende compartilhar a gestão das funções públicas de interesse comum na RMC, como por exemplo, o transporte público de passageiros, entre os prefeitos municipais e o governo do estado com a formação de um consórcio público. “Nossa proposta é organizar um modelo de gestão metropolitana de forma sustentável, através de um novo arranjo institucional capaz de organizar os pleitos metropolitanos”, explicou Strapasson. Para o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Valter Fanini, que também participou da reunião e colaborou com o deputado Strapasson na elaboração da proposta, a reorganização metropolitana favorece o estabelecimento de soluções para os problemas dos municípios metropolitanos. Cópias da proposta serão encaminhadas aos prefeitos para que possam analisar e também colaborar com sugestõesGESTÃO DO LIXO - O tema gestão de resíduos sólidos foi apresentado pelo diretor comercial da Sanepar, Natálio Stica e também por técnicos da empresa. Os prefeitos ficaram conhecendo detalhes sobre a proposta da Sanepar para o gerenciamento do lixo através da formação de consórcios intermunicipais. A Sanepar já realiza com sucesso o trabalho de gestão de resíduos sólidos em Cianorte, interior do estado.PARTICIPANTES – Também participaram do encontro os prefeitos Albanor Gomes (Araucária), Dinho Costa (Balsa Nova), José Antonio Pase (Campo Magro), J.Camargo (Colombo), Francisco Santos (Fazenda Rio Grande), Paulo Furiati (Lapa), Antonio Machado (Mandirituba), Luizão Goulart (Pinhais), Loreno Tolardo (Quatro Barras), Adel Ruts (Rio Branco do Sul) e Ivan Rodrigues (São José dos Pinhais), além do secretário-geral do PMDB, João Arruda.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais