NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Elio Rusch (dem)
09h13
por Josiliano de Mello Murbach / 41 8439-0764
2 min de leitura
597 visualizações
A pecuária paranaense emprega milhares de pessoas e o setor leiteiro é responsável por grande parte das oportunidades de trabalho neste segmento. Nesta segunda-feira o deputado estadual Elio Rusch(DEM), líder da Oposição na Assembléia Legislativa usou a tribuna da Assembléia Legislativa para pedir apoio aos produtores de leite e fiscalização para evitar que o produto sofra aumentos abusivos de preço.Para o parlamentar “o setor leiteiro é o responsável pelo sustento de muitos pequenos produtores e de milhares de famílias em nosso Estado. Neste muitos culpam os produtores pelos aumentos que o leite sofreu nos últimos meses, mas isto não é justo, pois eles são os que menos ganham em toda a cadeia produtiva”.Segundo Rusch “a diferença entre o valor pago ao produtor e o preço ao consumidor final é grande. O leite de pacote plástico(barriga mole)chega a custar R$ 1,75 nas panificadoras e supermercados. Durante o primeiro semestre o valor ao produtor foi de R$ 0,57 em janeiro a R$ 0,72 em junho, com média de R$ 0,60, enquanto o preço do pacote oscilou entre R$ 0,70 no início do ano até R$ 1,75, ”.CUSTOSRusch nota que “o leite que nós consumimos, tanto o comum, quanto o longa vida, tem alto custo produtivo, já que há despesas com ração,silagem, feno, pastagens, vacinas e produtos veterinários, entre outros, além de salários e obrigações trabalhistas. E, para dificultar ainda mais a vida dos nossos produtores tivemos um aumento considerável no custo dos insumos de 2007 para cá”.Elio Rusch lembra que “alguns itens tiveram altas muito expressivas desde 2007. A mesma ração que custava R$ 413,89 a tonelada, hoje custa R$ 667,20; E não é só, a saca de sal mineral que valia R$ 38,76 há dois anos, em julho de 2009 vale R$ 60,06. Isto sem contar o salário mínimo, que passou de R$ 380,00 para R$ 465,00. ”.Na opinião do deputado “é preciso apoiar os nossos produtores de leite, que praticamente não estão tendo lucro, enquanto outros segmentos envolvidos estão tendo um ganho muito significativo. É preciso fiscalizar para evitar abusos, já que o leite, além de representar um dos principais itens da nossa alimentação diária também é o insumo para produção de laticínios, bolos, biscoitos, entre outros”.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais