NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Estadual Professor Lemos Participa de Primeira Sessão Parlamentar
16h56
3 min de leitura
1.123 visualizações
03/02/2009 - Na tarde desta terça-feira (03/02), o dirigente da APP-Sindicato professor José Lemos proferiu seu primeiro discurso como deputado estadual, na primeira sessão ordinária da Assembléia Legislativa do Paraná. Professores, funcionários de escolas, amigos e companheiros de partido de todo o Paraná lotaram as galerias da Assembléia para acompanhar a mensagem do novo deputado. A presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, também esteve na Assembléia Legislativa para cumprimentar o novo deputado.O deputado Professor Lemos destacou que o seu mandato traduz-se em uma conquista coletiva dos trabalhadores, nascido da necessidade de construção de uma sociedade nova, onde a felicidade das pessoas venha em primeiro lugar. De acordo com o deputado, as propostas do seu mandato terão o objetivo de melhorar a vida de cada um. Já na primeira sessão parlamentar, o deputado apresentou proposta para alterar o dia do pagamento dos servidores públicos, antecipando para o penúltimo dia do mês. Também falou da necessidade de aprovação de lei que garanta redução da jornada de trabalho para servidores que têm filhos deficientes e sejam dependentes. O deputado também recebeu manifesto de gestantes para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que estende a licença maternidade de 120 para 180 dias para as servidoras públicas estaduais. Assim, Lemos enfatizou que seu mandato será construído por professores e Funcionários da Educação Pública do Paraná, servidores do estado, lutadores pela reforma agrária e da agricultura familiar, Juventude dos diversos movimentos sociais, culturais e do movimento estudantil, movimento sindical e movimentos populares, como os movimentos de luta pela moradia, passe livre para estudantes das escolas publicas, ambientalistas ou ecossocialistas. “Será portanto um mandato que irá compor um conjunto de ações para que possa ser, juntamente com os demais parlamentares, uma caixa de ressonância das pautas dos movimentos sociais organizados”.Nas últimas eleições estaduais, em 2006, Professor Lemos obteve 22.201 votos, o que o deixou na segunda suplência da coligação. Com a nomeação de Ênio Verri como secretário estadual de Planejamento e a eleição de Professor Luizão prefeito de Pinhais, Lemos passa a integrar a bancada petista na Assembléia, formada por seis parlamentares.Ex-presidente da APP-Sindicato (2002-2008), Professor Lemos é professor concursado de matemática e ciências, da rede estadual de ensino. Foi líder estudantil e trabalhador rural. Atuou na Pastoral da Juventude e nos movimentos de luta por moradia na região de Cascavel. À frente da APP, entidade que representa mais de 55 mil professores e funcionários de escola sindicalizados, também coordenou o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Paraná.
Notícias Relacionadas
18:36
Escola do Legislativo participa da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reforça compromisso com a educação cidadã
Evento ocorre entre os dias 16 e 19 de junho, em Curitiba.
Leia mais
18:05
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:11
Transporte aquaviário para professores das ilhas do Litoral é conquista histórica para a educação do campo, destaca deputado Goura (PDT)
O parlamentar trabalhou em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT) para atender demanda histórica da categoria.
Leia mais
12:14
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais