Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado quer agilidade em bloqueio de celular roubado no Paraná

O deputado Nereu Moura (PMDB) enviou expediente ao secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira, solicitando a adesão do Paraná ao Sistema de Bloqueios de Aparelhos de Celulares. Com a medida, será possível o usuário pedir a suspensão do aparelho, junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no momento de registrar o B.O. (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil.
O novo sistema foi lançado recentemente pela Anatel como alternativa para combater o furto e roubo de celulares. “Quem for vítima deste tipo de crime, terá um recurso para agilizar o bloqueio, sem a necessidade de informar o número de identificação do Imei, apenas do número da linha no momento de registrar o B.O. na Polícia Civil”, justifica o deputado, líder do PMDB na Assembleia Legislativa.
O Imei (International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês), é uma espécie de RG que fica disponível na caixa e na nota fiscal e também pode ser obtido quando se digita o *#06# no teclado do celular. A Anatel acredita que deixar de exigir estes dados, composto por 15 algarismos, facilitará o bloqueio de aparelhos. O antigo sistema continua valendo, informa o órgão.
Até o momento, três estados já aderiram ao novo sistema – Bahia, Ceará e Espírito Santo – lançado em 08 de março pela Anatel. 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação