NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Romanelli (pmdb)
17h15
por Roberto Salomão/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@omanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
4 min de leitura
454 visualizações
Salvaguarda para as empresas públicasLuiz Cláudio Romanelli* A década de 90 representa um período que não pode ser esquecido pela população. No Paraná, como no Brasil, os governos praticamente destruíram a capacidade produtiva e o patrimônio público, sem que isso tivesse resultado em qualquer benefício para a população. A partir de 2003, com a posse do governador Roberto Requião, conseguimos estancar a onda de privatizações das empresas estatais, recompor e valorizar os serviços públicos, pôr, enfim, o Estado a serviço do povo. Esse movimento foi fundamental para que o Estado pudesse investir no crescimento econômico e no desenvolvimento social. É impossível imaginar o Paraná sem uma Copel, uma Sanepar, sem poder dispor do Porto de Paranaguá, da Ferroeste, e de outras empresas, como alavancas da construção de sua riqueza material e moral; e sem contar com uma massa de servidores públicos motivados para bem atender a população. As empresas estatais podem cumprir este papel exatamente devido ao seu caráter público, por não estarem regidas pelo lucro; da mesma forma, os serviços públicos têm uma diferença básica em relação aos serviços privados. O serviço público vai aonde a população dele necessita; o privado, aonde é necessário para ele. Foi isso que conseguimos conservar e melhorar. Porém, a preocupação que temos, muito justificada, aliás, é que eventualmente sobrevenha outra “década de 90”, e as estatais e os serviços públicos sejam novamente ameaçados, quando não entregues e/ou liquidados. Com essa preocupação em mente, estou elaborando uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que submete à consulta popular (plebiscito) qualquer tentativa de comprometer a função pública das empresas estatais e dos serviços públicos paranaenses. Isso significa garantir, na própria Constituição Estadual a defesa do patrimônio público, impedindo-se, dessa forma, que qualquer futuro governo que conte com maioria eventual atente contra a integridade das empresas públicas. Trata-se, evidentemente, de uma PEC Cidadã. Embora a PCE ainda esteja em fase de elaboração e eu pretenda consultar especialistas para aprimorá-la, o entendimento geral está pronto. O plebiscito seria obrigatório no caso de proposta de privatização e nos casos de concessão, permissão ou autorização de serviços públicos. As conquistas obtidas com muito esforço nos últimos anos não podem ser perdidas. O Brasil e o Paraná ainda pagam muito caro pela privatização da telefonia, da Companhia Siderúrgica Nacional, dos bancos estaduais, e pelo sucateamento da educação, da saúde e de outros serviços públicos. Estancamos, a muito custo, as privatizações, recuperamos a qualidade dos serviços públicos, e não podemos abrir mão desses avanços.Para essa tarefa, contamos com a compreensão e a consciência da população, que percebe a melhoria de suas condições de vida e o quanto isso depende das empresas e dos serviços públicos. É necessário afirmar a defesa do patrimônio público e, adiantando-me um pouco, dos programas sociais que comprovadamente representam um benefício para a população.Em breve, a PEC Cidadã tramitará na Assembléia Legislativa. Teremos, então, a oportunidade de oferecer ao povo paranaense uma salvaguarda para seu futuro: a garantia da manutenção das empresas estatais e dos serviços públicos.Luiz Claudio Romanelli, 50 anos, advogado, especialista em gestão urbana, deputado estadual, vice-presidente do PMDB do Paraná e líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais