Deputados aprovam projeto de lei que beneficia usuários de aparelhos de sobrevida
Iniciativa aprovada em primeira votação estende benefícios do programa Luz Fraterna a pacientes que dependem do uso de equipamentos de sobrevida.
Na sessão plenária da última terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno de votação o projeto de lei nº 304/2016, de autoria do deputado Dr. Batista (PMN), que concede benefícios do programa Luz Fraterna a pacientes usuários de equipamentos de sobrevida que precisam permanecer ligados à rede elétrica de modo contínuo. A alteração da Lei 17.639/2016, que instituiu o Luz Fraterna como um programa de Governo, vai permitir que aquelas pessoas que integram o programa e dependem de tais aparelhos para sobreviver, possam continuar com a isenção do pagamento da fatura de energia elétrica, que é arcado pelo Governo do Estado.
Pela nova redação do artigo 4º da lei, “Tem direito ao benefício (do programa Luz Fraterna), nos termos da regulamentação, a unidade consumidora com consumo mensal igual ou inferior a 400 KwH, além do consumo pelo uso de equipamentos de sobrevida, habitada por família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal de até três salários mínimos nacional e que tenha entre seus membros residentes pessoa com patologia cujo tratamento médico requer o uso contínuo de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica”.
A alteração tem o aval da Copel, que já estudava a possibilidade de conceber o benefício, visto que o uso desses equipamentos faz com que o consumo estabelecido na lei seja excedido pelos consumidores. O projeto retorna à pauta de votação, em segunda discussão, na sessão da próxima segunda-feira (5).
Benefícios – Outros dois projetos que beneficiam a população foram aprovados pelas comissões temáticas da Alep e, em breve, poderão ser debatidos em Plenário. Na Comissão de Finanças e Tributação, foi aprovado o projeto de lei nº 498/2016, do deputado Paulo Litro (PSDB), que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição nos concursos públicos realizados pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado do Paraná.
Já na Comissão dos Direitos da Juventude foi aprovado o projeto de lei nº 246/2016, do deputado Felipe Francischini (SD), que concede o direito à segunda chamada gratuita de provas e avaliações aos alunos da rede privada de educação do Paraná.
Os dois projetos seguem em tramitação nas comissões técnicas permanentes e precisam passar pela votação em Plenário antes de virar lei e, assim, passar a vigorar no estado.
Ressocialização – Na sessão plenária de segunda-feira (29), a Assembleia abriu espaço para a juíza Branca Bernardi, da Comarca de Barracão, que apresentou o modelo alternativo para ressocialização de presos: as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). Segundo a juíza, além do menor custo, o índice de ressocialização dos detentos é significativo, o que tem feito das APACs uma experiência altamente positiva para a sociedade.
Em média, pelo sistema prisional convencional, um preso custa ao Estado cerca de R$ 5 mil ao mês. Já na APAC, o valor chega próximo de um salário mínimo (R$ 900,00), segundo números apresentados por Branca. A juíza destacou também que o índice de ressocialização dos presos que passam pelas APACs é de 90%, enquanto que o do sistema prisional convencional não chega a 15%.
O método utilizado nas APACs consiste em doze pontos, que integram atividades profissionalizantes, ações ecumênicas, de organização e limpeza dos espaços internos da unidade, além de estudo e muita disciplina. A maior parte dos ressocializados, como definiu a magistrada, é de pessoas que cumprem a sua pena em regime fechado.
Prestação de Contas – Em audiência pública realizada na quarta-feira (31), no horário da sessão plenária, o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, fez a prestação de contas do Governo referente ao primeiro quadrimestre de 2017. Pelos dados apresentados, os investimentos feitos pelo Governo do Paraná entre os meses de janeiro e abril de 2017 tiveram um crescimento real (descontada a inflação) de 35% na comparação com o mesmo período de 2016, passando de R$ 405 milhões para R$ 572 milhões – ou R$ 1,4 bilhão, contando com as obras realizadas pelas estatais.
Notícias Relacionadas
Deputado Professor Lemos (PT) destaca Semana Nacional e reforça que educação é investimento estratégico para o país
No Plenário da Assembleia, deputado ressalta debates sobre democracia, valorização profissional e ampliação do acesso em todas as etapas do ensino.
Leia mais
Paraná institui Semana da Arte com lei de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (União)
Leia mais
Sancionada lei que institui Semana de Prevenção de Desastres e cria o Dia dos Agentes da Defesa Civil no Paraná
Leia mais
Conselho se reúne para definir programação da Semana da Pessoa Idosa
Leia mais