NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputados Aprovam Projeto que Incentiva Agricultores que Preservam o Meio Ambiente
09h14
por Adriana Ribeiro e Cleuza Carvalho / 41 3350-4188
2 min de leitura
891 visualizações
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (14), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 543/08, de autoria do deputado Elton Welter (PT), que institui o Agricultor Prestador de Serviço Ambiental. O projeto pretende incentivar o desenvolvimento de ações de preservação ambiental pelos agricultores familiares, médios e grandes produtores rurais do Paraná. A proposição depende da aprovação de mais uma discussão e da redação final antes de ser enviado ao Poder Executivo, onde poderá ser sancionado ou vetado. De acordo com o projeto, o Agricultor Prestador de Serviço Ambiental é aquele que disponibiliza parte de sua área agrícola, localizado em área rural, para a prestação de serviços ambientais. O texto também considera o agricultor que usa tecnologias de conservação e que possui unidade produtiva localizada em áreas de mananciais de abastecimento público. A contrapartida do poder público para o Agricultor Prestador de Serviço Ambiental, através de instituições de apoio aos agricultores, é a formatação de ações e programas de os qualifiquem e os estimulem no sentido de manter e aprimorar a prática de conservação ambiental por ele já exercida.O texto também determina que as ações e programas criados para a finalidade de apoio o Prestador de Serviço Ambiental tenham suporte nos Fundos Estaduais de Meio Ambiente e e de Recursos Hídricos. Para o enquadramento do agricultor na lei a ser criada, serão consideradas todas as formas de posse de propriedade, mesmo as de caráter provisório, tais como arrendatários, posseiros, meeiros e assentados rurais, desde que se atendam todos os artigos do projeto apresentado pelo parlamentar. A íntegra do Projeto de Lei nº 543/08, que já recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura, com todos os seus artigos pode ser conferida no site da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, no endereço: http://www.alep.pr.gov.br/atividadeparlamentar.php?pag_int=pesquisa/index.php.
Notícias Relacionadas
18:05
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
13:03
Líder da Oposição aciona ANPD e pede auditoria sobre proteção de dados no processo de privatização da Celepar
Deputado Arilson Chiorato (PT) solicita avaliação de riscos para sistemas de segurança pública, saúde, educação e outras áreas estratégicas do Paraná.
Leia mais
12:12
Deputado Marcelo Rangel (PSD) celebra aprovação do plano de carreira dos policiais penais do Paraná
O parlamentar foi o relator do projeto que promove o reenquadramento dos servidores, além de atualizar a tabela de salários para ingresso na carreira, e que tramitou em regime de urgência na ALEP.
Leia mais
10:01
Assembleia aprova projeto que institui Rota do Antigomobilismo no Paraná
Proposta de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (PL) busca fomentar o turismo e preservar a cultura automotiva no Estado.
Leia mais