Deputados começam a analisar nova composição de conselho
As alterações na lei que regulamenta o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente começaram a ser analisadas pelos deputados em plenário na sessão desta quarta-feira. A proposta do governo retira do texto especificações das secretarias que deveriam compor o grupo e substitui apenas pela definição das áreas de atuação. Estão contempladas a assistência social, educação, saúde, trabalho e segurança pública. Todos envolvidos com políticas sociais básicas a infância e adolescência. Para o governo do Estado, as alterações darão mais agilidade na indicação de representantes, garantindo prioridade absoluta a criança e ao adolescente.
O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), esclareceu que as modificações propostas são apenas para igualar a composição dos conselhos estadual e federal.
Sonora
O novo texto vai permitir também que três adolescentes passem a integrar o conselho como observadores com direito á voz. Eles serão eleitos durante a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o titular terá os custos com viagens, hospedagem e alimentação pagos pelo governo para garantir a participação nas reuniões.
O conselho continuará contando com a participação de 12 representantes de organizações da sociedade civil, ligadas à defesa ou ao atendimento de crianças e adolescentes. O projeto de lei ainda precisa de novas aprovações em plenário para entrar em vigor.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais