Deputados do Oeste solicitam ao presidente e ao ministro a exclusão de pedágio entre Cascavel/Toledo
Documento foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (17).
Os deputados Marcio Pacheco (PDT), Gugu Bueno (PL), Coronel Lee (PSL), Elio Rusch (DEM), Ademir Bier (PSD), Cristina Silvestri (CDN), Marcel Micheletto (licenciado), Douglas Fabrício (CDN), Paulo Litro (PSDB) e o líder de governo Hussein Bakri (PSD) protocolaram, na tarde desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro de Infraestrutura e Logística, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando a exclusão da praça de pedágio na BR-467, entre Cascavel e Toledo. Para os parlamentares, a instalação da praça de pedágio será muito prejudicial ao setor produtivo e a população em geral.
O requerimento foi aprovado durante a sessão Plenária desta terça-feira (17) e vai ser encaminhada pela Assembleia Legislativa para os respectivos destinatários. A instalação da praça de pedágio entre Cascavel e Toledo está prevista no novo modelo de concessão rodoviária apresentado pelo governo federal.
Desde então, forças políticas e entidades organizadas da região se movimentam contra a iniciativa. No documento aprovado os parlamentares argumentam que o Oeste paranaense é um grande polo do agronegócio nacional e importante corredor de exportação de commodities.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a região foi responsável por 19,2% da produção rural do Paraná em 2020. Toledo e Cascavel, respectivamente, lideram o Valor Bruto de Produção do Estado (VBP).
No entendimento dos deputados oestinos, a instalação da praça na BR-467, entre os dois municípios, ocasionará aumento de despesas ao transporte rodoviário, como ainda, desencadeará aumento dos custos de produção agrícola, gerando impacto negativo aos consumidores brasileiros, exportadores e sociedade paranaense.
“A população rejeita, de forma uníssona, a instalação dessa praça de pedágio em razão dos seus efeitos negativos para a economia e a sociedade em geral. Portanto, nós deputados, que representam a região Oeste, somos frontalmente contra essa medida do governo federal”, destaca Pacheco.
Os parlamentares esperam que o pedido seja atendido dentro do novo modelo de concessão rodoviária que está em curso. A concessão está dividida em seis lotes e prevê investimentos de R$ 44 bilhões em duplicações e melhorias da malha rodoviária do Paraná.
Notícias Relacionadas
Assembleia reconhece serviço da Fundação Waldyr Becker a pacientes com câncer, em Toledo
Lei do 1º secretário, deputado Gugu Bueno (PSD), concede Título de Utilidade Pública do Paraná à instituição.
Leia mais
Assembleia aprova projeto que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância
Proposição é assinada pela deputada Cristina Silvestri (PP).
Leia maisAssembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais