Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados querem garantir no Orçamento obras para asfaltamento dos acessos a quatro municípios

Meta é beneficiar Guaraqueçaba, Doutor Ulisses, Coronel Domingos Soares e Mato Rico, os únicos que não contam com estradas de acesso asfaltadas.


Por meio da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e da Comissão de Orçamento, a Assembleia Legislativa do Paraná vai trabalhar junto ao Poder Executivo para incluir no Orçamento do Estado do ano de 2017 as obras de pavimentação asfáltica das estradas de acesso aos municípios de Doutor Ulisses, Guaraqueçaba, Coronel Domingos Soares e Mato Rico. A decisão foi tomada durante audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Plenarinho da Alep, proposta pelos deputados Nereu Moura (PMDB), Tião Medeiros (PTB) e Professor Lemos (PT). Dos 399 municípios paranaenses, apenas os quatro ainda não contam com a ligação de acesso pavimentada.

“O objetivo comum é elaborar um cronograma para que esses municípios possam viabilizar essas obras de asfaltamento de seus acessos viários. Essas obras são de extrema importância para o desenvolvimento dessas cidades. Porém não podemos esquecer que isso acontece num ato contínuo de licenciamento ambiental, projeto de engenharia, captação de recursos e execução da obra. Não há como queimar etapas”, ressaltou o deputado Tião Medeiros, que é presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação.

Para o deputado Nereu Moura, presidente da Comissão de Orçamento, é preciso mobilizar a sociedade para sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância das obras de pavimentação asfáltica dos acessos para os quatro municípios. “É muito importante concluir a ligação de todos os municípios do Paraná à malha asfáltica. Temos que unir forças”, afirmou. “Não tem partido, não tem situação e não tem oposição em relação a esse tema. É uma questão de justiça fazer com que esses municípios tenham asfalto em seus acessos”, apontou o deputado Professor Lemos. “Sabemos que é possível realizar essas obras. Mato Rico e Coronel Domingos Soares já estão com os processos adiantados e precisamos debater mais a fundo os casos de Doutor Ulisses e Guaraqueçaba. Por isso é preciso unir forças e trabalhar em prol desses municípios”, apontou o deputado Alexandre Curi (PSB).

Falta de empregos – Segundo o coordenador da Comissão Pró Asfalto do Município de Mata Rico, Padre Érico Gurkowski, a falta de acesso com asfalto dificulta principalmente a criação de empregos. “Os nossos jovens que chegam ao mercado de trabalho muitas vezes não veem oportunidades em seus municípios, porque as empresas não se instalam ali pela falta de infraestrutura. Muitos desses jovens acabam deixando suas cidades em busca de uma vida melhor”, relatou Gurkowski.  

Projetos - Durante sua participação na audiência pública, o diretor técnico do DER-PR, Amauri Medeiros Cavalcanti, afirmou que os projetos de pavimentação asfáltica dos acessos dos municípios de Coronel Domingos Soares e Mato Rico estão prontos. “Estes dois acessos estão previstos no programa do empréstimo do Banco Mundial ao Governo do Estado, que está em fase de liberação por parte do Governo Federal. O projeto de Doutor Ulisses está em fase de conclusão e deve ficar pronto nos próximos meses. Já o projeto de Guaraqueçaba, que é um acesso muito importante e esperado para a região, apresenta dificuldades maiores por causa das questões ambientais. Mas o Governo do Estado tem todo o interesse nessa obra”, afirmou Cavalcanti. “O governo trata essas obras de pavimentação dos acessos desses municípios como prioridade”, garantiu.

 

Ouça o Podcast relacionado






 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação