Diretor-geral da Secretaria da Fazenda detalha projeto de ajuste fiscal aos deputados
O diretor geral explicou que o PPI serve para dívidas de ICMS e o PPD para dívidas de impostos como IPVA e ITCMD, entre outros débitos. Com eles, os contribuintes, tanto pessoas físicas como jurídicas, em débito com o estado vão ter a oportunidade de parcelar os impostos atrasados com a redução de multas e juros. Torminn afirmou que, se o pagamento for à vista, os descontos poderão chegar a 75% nos juros e 60% na multa e com a opção do parcelamento da dívida em até dez anos. Estão registrados hoje na dívida ativa do Paraná valores em torno de vinte bilhões de reais, mas o diretor diz que eles não serão os únicos beneficiados em caso de quitarem suas dívidas.
(sonora)
O líder do governo na Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, que organizou a apresentação do projeto aos deputados disse que esta é uma forma de esclarecer aos parlamentares os dados técnicos do texto, que é complexo.
(sonora)
Para a deputada Mara Lima do PSDB, a explicação foi esclarecedora.
(sonora)
André Bueno, do PDT aprova a iniciativa, porque, para ele, se discute mais o projeto e os parlamentares podem até sugerir emendas ao texto original. E acrescenta que isso deve e vai ser feito com frequência no legislativo.
(sonora)
Nesta terça-feira, é a vez do secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa vir até a Assembleia para participar de uma Audiência Pública da CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, sobre o projeto e responder às dúvidas dos integrantes. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais