NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Dobrandino Destaca Criação de Universidade Federal Em Foz
15h41
por Assessoria de Imprensa / 41 3350-4237 - 3353-6000 / dobrandino@brturbo.com.br - imprensadobrandino@yahoo.com.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABIN
2 min de leitura
488 visualizações
O deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) destacou nesta quarta-feira (28) a criação da Universidade Federal Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. “O MEC (Ministério de Educação) confirma que até 2009, a Unila pretende obter 10mil alunos para as primeiras turmas”. A universidade faz parte do programa do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), que já está abrigado no PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). A proposta do governo federal visa integração regional no continente. A instituição deverá reservar 50% das vagas para estudantes dos países da América Latina e 50% das vagas para docentes será destinada a professores originários da América Latina.A Unila integra o Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior, componente do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O próximo passo para a iniciativa deve partir do MEC, que precisa encaminhar à Itaipu uma solicitação formal de transferência para a União da área designada para a universidade. De acordo com a legislação, o governo federal só pode executar obras em área de domínio da União. Até o fim do ano, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve designar um conselho superior, com integrantes de diversos países, e um conselho diretor, encarregado do processo de instalação da universidade.
Notícias Relacionadas
18:21
Audiência pública debate e recebe demandas dos bairros de Curitiba na Assembleia Legislativa
Evento, no Auditório Legislativo, foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (REP)
Leia mais
17:55
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:42
Assembleia aprova redução de 55% nos custos dos exames para emissão da CNH
Projeto do Governo transforma taxas em preço público e foi um dos itens aprovados nas sessões plenárias desta terça-feira (9).
Leia mais
15:48
Operações de crédito de US$ 150 milhões ao Executivo avançam na CCJ, mas recebem pedido de vista na Comissão de Finanças
De acordo com as propostas assinadas pelo Governo do Estado, os créditos serão destinados para investimentos em desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública.
Leia mais