Economia da Assembleia em 2012, da ordem de R$ 100 milhões, vai reforçar ação social do Governo
Ao lado da secretária Fernanda Richa, primeira dama do Estado, o dirigente parlamentar afirmou que, através de ligação telefônica ocorrida naquele momento, o governador Beto Richa (PSDB) o havia autorizado a divulgar a medida em homenagem à data especial. No ano passado, em decorrência de medidas moralizadoras e de contenção de gastos implementadas pela atual administração da Casa, o Legislativo conseguiu economizar R$ 90 milhões, que foram devolvidos aos cofres do Estado.
Novas práticas – A primeira parcela, no valor de RS 10 milhões, foi entregue ao Governo ainda no mês de maio e destinada à área de saúde pública, permitindo a ampliação de hospitais e o reequipamento de várias unidades de saúde em diversas regiões do Paraná. A parcela seguinte, devolvida no mês de agosto e no mesmo valor, foi totalmente investida nas áreas social e de segurança pública.
O último cheque simbólico, no valor de R$ 90 milhões – totalizando a economia do ano todo – foi repassado ao Governo do Estado em ato solene que aconteceu na Assembleia, mais precisamente do gabinete da Presidência, no dia 15 de dezembro. O Executivo definiu o redirecionamento dos recursos para obras e ações em diversas áreas.
Na ocasião, o deputado Valdir Rossoni apontou a redução de gastos como resultado de 11 meses de trabalho, refletindo o esforço e o apoio dos parlamentares para a mudança de comportamento na Casa, inaugurando uma nova era e oferecendo respostas concretas às expectativas e exigências da população: “O que conseguimos foi fruto de um conjunto de esforços da população do Paraná, da imprensa, dos deputados, da equipe de trabalho, dos diretores e procuradores. Implantamos uma nova maneira de administrar e regularizamos o funcionamento do Poder, conforme clamava a sociedade paranaense”. O 1º secretário do Legislativo, Plauto Miró (DEM), fez questão, na época, de creditar o feito ao conjunto dos 54 deputados, que com decisivo apoio proporcionaram a sensível redução de gastos na Casa, viabilizando o retorno dos recursos aos cofres públicos. “Posso dizer que isto só foi possível pelo trabalho de cada um dos deputados, pela compreensão de todos eles, sem falar da diretoria da Casa, dos assessores, que trabalharam neste processo, dos servidores como um todo”, avaliou.
Notícias Relacionadas
Alep recebe controlador da Assembleia do Piauí para apresentar ações de transparência
Reconhecida com o Selo Diamante e índice de 100% no Programa Nacional de Transparência Pública, Assembleia paranaense compartilhou experiências.
Leia mais
Plataforma da Assembleia Legislativa simplifica manutenção do Título de Utilidade Pública para entidades paranaenses
Sistema permite envio digital de documentos, amplia a transparência e facilita a atualização cadastral de entidades, fundações e associações de utilidade pública reconhecidas por lei.
Leia mais
Controle de acesso e frequência eleva segurança e transparência da Assembleia Legislativa
Servidores, visitantes e deputados fazem registro facial ao entrar e sair da sede do Legislativo.
Leia mais
Assembleia Legislativa do Paraná conquista Selo Diamante em transparência pública
Legislativo conquistou o patamar máximo no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que mede o nível de informações dos portais dos poderes. A Assembleia é o órgão com maior nota dos Poderes do Estado.
Leia mais