O professor português David Rodrigues falou aos deputados estaduais na tarde desta segunda-feira (6), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, sobre a educação inclusiva e políticas públicas, atendendo a proposição do deputado Gilson de Souza (PSC). A manifestação antecede o seminário, sobre o mesmo tema, que acontece no Plenarinho da Casa, a partir das 9 horas, nesta quarta (8) e na quinta-feira (9).
Segundo o educador, que há 25 anos promove palestras, consultorias e debates relacionados à inclusão, destacou que qualquer progresso somente acontece por meio de uma efetiva interação no campo educacional. “Precisamos repensar a educação para instigar os alunos. É importante que a educação seja diversificada, com a inclusão e a convivência de todos para com todos, lembrando que as diferenças apenas contribuem para isso”.
Rodrigues disse que o aprimoramento educacional é possível justamente pelo reconhecimento das diferenças entre as pessoas, de forma solidária. O professor destacou ainda que atualmente, em Portugal, 99% dos alunos com deficiência frequentam o ensino regular. “Somos o país mais pobre da Europa. Mas temos uma educação pública de qualidade, em tempo integral, de 12 anos de duração. E o índice de aproveitamento é fantástico. Por isso, precisamos pensar sempre numa escola pública com qualidade e equidade”, completou.
Seminário – O seminário sobre “Educação Inclusive e Políticas Públicas” começa na quarta-feira (8), a partir das 9 horas, com uma palestra sobre “Direitos Humanos e Inclusão”, a cargo do professor David Rodrigues, seguindo-se as palestras das também professoras Luzia Lima Rodrigues e Sueli Fernandes, que discorrerão, respectivamente, sobre “Educação Inclusiva e Formação de Professores” e “Educação Bilíngue e Políticas Públicas”. Na quinta-feira (9), novamente a partir das 9 horas, os palestrantes Luzia Lima Rodrigues e David Rodrigues voltam a participar do evento, a primeira retomando o tema da “Educação Bilíngue e Políticas Públicas”, e o segundo abordando “Políticas Públicas e Sistema de Educação Inclusive em Portugal”. As palestras seguintes, a cargo dos mestres Enio Rosa e Liriane Costa de Oliveira Luiz, versarão sobre “Educação e Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Visual” e “Transição para a Vida Pós-escolar das Pessoas com Deficiência”, respectivamente.