Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) solicita medidas para facilitar a vida dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (27), um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências urgentes para a implementação de cursos técnicos integrados dos projetos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período noturno e também a exclusão da exigência para a matrícula que o estudante esteja lotado em vaga de trabalho, disponibilizando-lhes melhores condições de profissionalização, trabalho e ensino.
O requerimento foi endereçado à secretaria estadual de Educação, à secretária estadual do Trabalho, Qualificação e Renda e à secretaria estadual de Justiça e Cidadania. “Os estudantes que participam dos projetos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período da manhã estão sofrendo com a ausência do curso no período da noite! A problemática em questão ocorre quando os estudantes do curso técnico e médio do período da manhã são aprovados em vagas de trabalho e acabam vivenciando um verdadeiro dilema: sentindo-se pressionados a desistirem dos cursos, haja vista não haver aulas no período noturno, sob pena de perder a tão sonhada oportunidade de emprego”, explicou o deputado Cobra Repórter.
De acordo com o requerimento, muitas instituições empregadoras, que ofertam as vagas de estágio ou de menor aprendiz, solicitam que os estudantes exerçam as atividades no trabalho pelo período da manhã e/ou à tarde. Esse fato ocasiona que os alunos abandonem os cursos ofertados pelos projetos de educação e profissionalização, migrando para o ensino médio noturno, pois os projetos que ministram cursos técnicos não possuem a opção para o período da noite.
“O Estado do Paraná é referência em termos de empregabilidade, serviços de educação e proteção das garantias fundamentais e, para promovermos um maior aperfeiçoamento nessas questões, o Poder Público deve adotar uma maior abertura referente aos cursos técnicos da educação profissional, pois esses jovens estão buscando justamente ingressar no mercado de trabalho e assim também auxiliar suas famílias”, disse o deputado Cobra Repórter.
Notícias Relacionadas
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei visa reconhecer a Expo Japão como manifestação cultural de relevante interesse turístico do Paraná
Proposta foi apresentada na Casa pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais
Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) solicita estudo de viabilidade para melhorias na Estrada do Limoeiro, em Londrina
O pedido prevê que o Governo do Estado atue em parceria com a Prefeitura de Londrina na busca por soluções que garantam mais segurança na rodovia.
Leia mais