"Governo prevê grandes investimentos em 2016", afirma secretário, ao prestar contas
(Descrição do áudio))
Basta olhar em volta para constatar: O estado do Paraná Vive hoje uma situação financeira melhor que a de outros estados e até que a União, disse o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, na tarde desta terça-feira (31) na Assembleia Legislativa, onde apresentou aos deputados a prestação de contas do Governo do Estado nos últimos quatro meses. E adiantou: pretende investir cerca de R$ 4 bilhões de reais até o fim de 2016 em diversas áreas: melhoria de estradas, educação, saneamento, habitação e energia, entre outras. E isso, garantiu, sem aumentar e nem criar novos impostos.
(Sonora)
Essa previsão está entre os desafios do Paraná para garantir os investimentos. As outras metas são: reduzir despesas administrativas e o nível de endividamento do estado e a ampliação das receitas incluídas no orçamento, como a venda de imóveis do estado.
Mauro Ricardo Costa reclamou da redução de transferência de recursos que o Governo Federal tem repassado para investimentos no Paraná em todas as áreas. Disse que, para cada R$ 100 reais que a União arrecada no estado, retornam para cá apenas R$ 35 reais. Dos R$ 40 bilhões que foram arrecadados no Paraná, em 2015, 15 bilhões de reais retornaram. Cerca de 38% apenas.
Segundo os números apresentados pelo secretário, foram investidos quase R$ 15 bilhões de reais em receita nos primeiros quatro meses de 2016. 10,2% a mais que no mesmo período de 2015. A grande maioria, disse o secretário, com recursos próprios. 89,6% são de receitas próprias, já que não pôde contar com boa parte das transferências da União. Com relação ao aumento de despesas, 11%, em média, atribuiu também às transferências feitas a municípios, que aumentaram 17% em comparação ao mesmo período de 2015. Foram, segundo o secretário, neste primeiro quadrimestre, R$ 3 bilhões e 400 milhões aos municípios paranaenses. Significa dizer que o estado arrecadou mais, mas que gastou mais. Mauro Ricardo Costa chamou isso de “um gasto bom”, e lembrou dos 33% aplicados em educação e dos 11% em saúde até agora e garantiu que o percentual de 12% preconizado para a área da saúde em lei será cumprido até o fim do ano. E destacou que foram aplicados R$ 360 milhões de reais a mais nesses quatro meses que no mesmo período de 2015.
Respondeu a perguntas dos parlamentares no fim da apresentação e enfatizou: o ajuste fiscal aprovado pelos deputados ano passado foi necessário e trouxe resultados positivos para o Paraná.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais