Hall do Palácio 19 de Dezembro é reaberto com galerias de fotos de ex-dirigentes do Poder Legislativo
Após cerca de três meses interditado em razão de obras para adaptá-lo à ampliação de suas funções, o hall do Palácio 19 de Dezembro, a ala mais antiga do Complexo Legislativo Aníbal Khury, foi reaberto nesta terça-feira (20), em ato informal comandado pelo presidente da Comissão Executiva, deputado Ademar Traiano (PSDB), que convidou os colegas a conhecerem as novas disposições do espaço.
Lá foram instaladas a galeria de fotos dos ex-presidentes da Casa, antes localizada em corredor do segundo andar do prédio, vizinho ao gabinete da Presidência, e a galeria dos ex-primeiros secretários. Esta, uma novidade, que demandou um trabalho de pesquisa histórica e reproduções fotográficas e pictóricas dos parlamentares que ocuparam o cargo até hoje. Ao totem já existente na área, exibindo a composição do Plenário na 14ª Legislatura e da Comissão Executiva da época, juntou-se outro, com as mesmas dimensões e no mesmo mármore branco Paraná, registrando os integrantes da 18ª Legislatura, bem como os integrantes da Comissão Executiva no período. Também permanece no local o busto do ex-presidente Anibal Khury, esculpido por Carlos Henrique Tullio.
A iluminação totalmente reformada permite uma visão melhor de todo o espaço. Os deputados Nelson Justus (DEM), ex-presidente, e Alexandre Khury, ex-primeiro secretário, destacaram a importância da homenagem feita ao Parlamento, que registra importantes momentos da história política do Paraná. Segundo o presidente Ademar Traiano, foi essa a intenção da Comissão Executiva ao implementar o hall da Casa: valorizar a história do Legislativo estadual, permitindo que os paranaenses conheçam melhor aqueles que o representaram ao longo de 164 anos.
Notícias Relacionadas
Deputados do Bloco PT-PDT comemoram reabertura da Fafen-PR
Cerimônia contou com a presença do presidente Lula, além de centenas de petroleiros, químicos, lideranças políticas, sindicais e movimentos sociais.
Leia mais
Exposição alerta para prevenção do câncer de mama e mostra resgate da autoestima feminina
Iniciativa da deputada Maria Victoria (PP) mostra iniciativa do Instituto Mulheres que Inspiram, com fotos de pacientes mastectomizadas.
Leia mais
Assembleia Legislativa retoma agenda intensa após recesso
Sessões plenárias, reuniões de comissões, sessões solenes, lançamento de livro e palestras movimentam a semana.
Leia mais
“Eu me cuido” – ação lúdica tem o objetivo de cadastrar funcionárias para que tenham acesso a exames preventivos
Nesta terça-feira (05), funcionárias, especialmente as terceirizadas, que passaram pelo Espaço Cultural da Assembleia, puderam tirar fotos no tema do Outubro Rosa e se cadastrarem para fazer exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama.
Leia mais