NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança da Oposição
18h53
por Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / 41-3350-4193
2 min de leitura
441 visualizações
O deputado Élio Rusch (DEM), líder da Oposição, apresentou nesta terça-feira (31), na Assembléia, o superávit do Detran nos últimos anos para cobrar novamente soluções para os problemas enfrentados pelos motoristas que buscam renovar ou obter a primeira carteira de habilitação. “É de estranhar essa dificuldade crônica enfrentada pelo Detran, já que o dinheiro não é problema. Nos últimos quatro anos, o Detran teve um superávit em suas contas de R$ 311 milhões”.Segundo informações do Detran, no ano de 2005 o superávit foi de R$ 96 milhões. Em 2007 o valor foi de R$ 58 milhões e em 2008 saltou para R$ 156 milhões. “Esses valores foram repassados ao Tesouro do Estado. Não dá para entender porque não usaram para melhorar os serviços. É impossível que o Detran não aprimore o sistema para dar atendimento digno aos usuários”, disse.Já em 2006 o Detran informa ter tido um superávit de R$ 244 mil, valor que chamou a atenção do líder da Oposição, por estar bem abaixo da média e por se tratar de ano de eleições. “Será coincidência? Pelos dados consultados não houve diferença considerável no número de atendimento. Por que então em 2006 o superávit foi tão baixo?”, questionou. As informações foram obtidas através de resposta do Detran ao requerimento da bancada da Oposição aprovado no último dia 24.“O que nos preocupa é que em nenhum momento o Detran diz o que está fazendo para solucionar os problemas daqueles que precisam renovar a carteira. Estamos em março e o exame de vista está sendo marcado para maio. São no mínimo dois meses para fazer todos os procedimentos”, relatou. “Com o dinheiro que está sobrando, o Detran poderia contratar novas clínicas para que as pessoas não fiquem meses esperando para tirar a carteira”, completou Rusch, se referindo às duas clínicas médicas que atendem em Curitiba e que não conseguem dar conta da demanda.Rusch ressaltou ainda que o Detran pode fazer contratação emergencial de pessoal porque tem recursos de sobra e autonomia, por se tratar de uma autarquia.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais