NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança da Oposição
09h54
por Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / 41-3350-4193
4 min de leitura
443 visualizações
“O governo não sabe dizer quando a situação do Detran vai voltar ao normal, mas a paciência dos motoristas paranaenses certamente está no limite.” A avaliação é do líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM), diante da afirmação do diretor-geral do Detran/Pr, David Pancotti, publicada na edição desta sexta-feira do jornal Gazeta do Povo, de que ‘não trabalha com prazos’, Um cálculo otimista prevê que os problemas enfrentados pelos usuários do departamento de trânsito poderão persistir até o fim do ano. ”É inadmissível que o Detran, uma autarquia que tem orçamento próprio e autonomia para gerir os serviços, esteja tão fora de controle a ponto de não haver previsão para solução dos problemas, que já beiram o caos”, comentou. As longas filas e a demora para a realização de exames para quem necessita emitir a primeira habilitação ou renovar a carteira de motorista tem se agravado desde o final de 2008. Rusch afirmou que vai exigir providências e agilidade no envio das informações pedidas em requerimento da bancada da Oposição aprovado na última terça-feira (24). De acordo com o deputado, para entender o que está acontecendo é preciso saber como está funcionando o departamento, desde a situação dos funcionários até o sistema de informática, incluindo os serviços terceirizados. O diretor do Detran encaminhou um ofício através da Liderança do Governo com algumas informações que, segundo Rusch, não convencem e não explicam o que a oposição quer saber. A justificativa para as longas filas é de que houve um aumento no atendimento em virtude de mudanças nas regras para a primeira habilitação.“A resolução do Denatran já era de conhecimento do Detran desde julho do ano passado. Tiveram tempo suficiente para prever uma maior procura”. Outro fator considerado inadmissível pelo deputado é que apenas duas clínicas estão credenciadas para realizar os exames médicos em Curitiba.“Por que esses convênios não foram feitos antes de terminar o contrato com a PUC?”, questionou. “Essas duas clínicas não são suficientes para o atendimento. Uma deles fica em Santa Felicidade, o que causa um transtorno maior na vida daqueles que precisam fazer os exames”, afirmou. O parlamentar assegurou que são inúmeras as denúncias recebidas e que elas não param de chegar. “Tem pessoa que está com a habilitação vencida e o exame de vista foi marcado para o final de abril. Ou seja, essa pessoa não poderá dirigir porque não estará apta”, cita Rusch lembrando que o prazo para dirigir com a carteira vencida é de apenas trinta dias. “E como fica a situação daqueles que utilizam o carro para trabalhar?”, questionou. Funcionários O líder da Oposição estranhou a informação recebida em ofício de que o Detran-Pr tem “solicitado a complementação do seu quadro de pessoal”.“Solicitou a quem e por quê?”, questionou. “O Detran é uma autarquia com autonomia administrativa e financeira. Pode aumentar o número de funcionários sempre que achar necessário. Sem falar que desde 2005 existem concursados aprovados a espera de contratação”, recordou. Rusch alega ainda que o Detran tem dinheiro em caixa para contratar pessoal e aprimorar os serviços. Nos últimos quatro anos, o governo autorizou repasses de mais de R$ 400 milhões do Detran ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Se o governo autorizou é porque o dinheiro existe. Por que então não foi utilizado para melhorar a qualidade de atendimento?”, indagou.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais