NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo
16h53
por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
3 min de leitura
502 visualizações
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, participou nesta terça-feira (7), junto com o governador Roberto Requião, da entrega de 71 ônibus paras as 26 cidades do Norte Pioneiro. “É um programa inédito e único no país. O Governo do Paraná vai entregar, em média, três ônibus para cada um dos 399 municípios paranaenses. A prioridade sempre são os municípios com grande extensão rural e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – o caso dos municípios do Norte Pioneiro”, disse Romanelli a respeito do programa que vai entregar 1.100 ônibus num investimento de R$ 133 milhões. Para as 26 cidades do Norte Pioneiro são 42 ônibus grandes e 29 ônibus médios num investimento que ultrapassam R$ 10,6 milhões. Requião também anunciou o repasse de R$ 47 milhões para o transporte escolar dos 399 municípios paranaenses. Em média, cada município receberá R$ 107 mil e o 26 municípios do Norte Pioneiro receberão R$ 3 milhões. ZONA RURAL - O Programa de Transporte Escolar envolve as Secretarias Estaduais da Educação, Administração, Casa Civil, Desenvolvimento Urbano e Trabalho, Emprego e Promoção Social. Estão sendo atendidos municípios com menos de 100 mil habitantes e que tenham alunos morando em zonas rurais. Os ônibus foram projetados especialmente para o transporte escolar, têm assentos ergonômetros, cintos de segurança e espaço para guardar o material escolar. Os investimentos na área chegam a R$ 180 milhões por ano, sete vezes mais que o registrado no último ano da gestão anterior. “No governo que me antecedeu foram investidos R$ 17 milhões. Hoje, além de comprar os veículos, garantimos treinamento para os motoristas, estudamos as melhores rotas e conseguimos baratear significativamente o valor do seguro dos ônibus. Temos o melhor e único programa de transporte escolar do Brasil”, destacou Requião. “Ficamos anos abandonados a própria sorte, tendo que buscar financiamentos próprios para garantir o transporte escolar, principalmente para os alunos da zona rural. Agora isso é possível devido ao compromisso do Governo do Paraná com a educação de qualidade”, destacou o prefeito de São José de Boa Vista, Dilceu Bona (PSDB), presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). CIDADES - Nos próximos dias serão entregues os 71 ônibus nas cidades de Abatiá (três ônibus), Andirá (três), Barra do Jacaré (dois), Cambará (quatro), Carlópolis (quatro), Conselheiro Mairinck (dois), Curiúva (quatro), Figueira (três), Guapirama (três), Ibaiti (quatro), Jaboti (dois), Japira (três), Jundiaí do Sul (dois), Pinhalão (três), Joaquim Távora (três), Quatiguá (dois), Ribeirão Claro (três), Salto do Itararé (três), Santana do Itararé (três), Santo Antônio da Platina (três), São José da Boa Vista (três), Siqueira Campos (quatro), Tomazina (três), Wenceslau Braz (dois). O prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno (PMDB), disse que a entrega dos ônibus faz parte da leva dos investimentos estaduais no Norte Pioneiro. “O governador Requião vai ficar marcado na história do estado pelo grande papel que vem cumprindo junto à educação. Vir até a capital e encontrar os prefeitos da região que estão levando novos ônibus para o transporte escolar e para a saúde de suas cidades é muito gratificante, pois só quem precisa sabe como é importante a aquisição da nova frota”.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais