NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)
20h40
Fonte: Zé Beto Maciel/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.luizr
3 min de leitura
1.018 visualizações
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), acordou na noite desta segunda-feira (23) com as lideranças do legislativo e centrais sindicais adiantar a votação dos dois projetos de lei que garantem a manutenção do emprego no Paraná. “Há dois projetos em discussão. Um que substitui a PEC do Emprego e o outro do aumento do salário mínimo regional. Os dois são urgentes e vamos votar num prazo de 15 dias”, estimou Justus.Já nesta terça-feira (24), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vota o projeto de lei que a reajusta em 14,9% o salário mínimo regional que ficará em seis faixas variáveis entre R$ 605,27 e R$ 629,65. Aprovado na CCJ, o projeto deve entrar na ordem do dia do legislativo nas próximas segunda-feira (30) e terça-feira (31). APOIO - O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), pediu aos sindicalistas acompanhar a votação do projeto na CCJ e no plenário do legislativo. “Queremos aprovar o novo salário mínimo regional e há setores empresariais que são contrários. A política do governador Requião, com os dois projetos, é a de aumentar a massa de consumidores para fortalecer a economia, mas há um setor do empresariado que ainda pretende um salário de fome”, disse Romanelli.O outro projeto, de autoria do deputado Alexandre Curi, substitui a PEC do Emprego e de nova redação ao projeto do deputado Ratinho Júnior (PSC). “O projeto muda a lei promulgada nesta Assembleia para que ela efetivamente salvaguarde o emprego dos trabalhadores em todas as empresas, condicionando os benefícios fiscais à manutenção e ampliação dos empregos”, disse Romanelli.O projeto já foi lido no plenário e seguiu para CCJ. A expectativa é de que entre na pauta da comissão e esteja apto a ser votado pelos deputados até o dia 11 de abril. “Se ele entrar amanhã (terça, 24) na pauta de votação da CCJ, podemos votá-lo entre o dia 30 e 31. Caso entre na somente no dia 31, a votação se dará entre os 4 e 5 de abril ou, no máximo, no 11 de abril”, previu Romanelli.FRENTE PARLAMENTAR - Os sindicalistas também pediram aos deputados a formação de uma frente parlamentar da defesa do emprego no Paraná em apoio ao comitê formado pelo Governo do Estado e as centrais sindicais. “É mais um instrumento para garantir a manutenção do emprego. A frente pode começar com a aprovação desses dois projetos e na discussão de outras alternativas”, disse Romanelli.Além de Justus e Romanelli, do encontro participaram os deputados Professor Lemos (PT), Elton Welter (PT), Élio Rusch (DEM), líder da Oposição; Osmar Bertoldi (DEM) e Marcelo Rangel (PPS). E ainda o secretário estadual do Trabalho, Nelson Garcia e o presidente do Ipardes, Carlos Manoel dos Santos.Das centrais sindicais participaram Roni Anderson Barbosa (CUT), Juvenal Pedro Cim (CGTB), Ernane Garcia (NCST, Nelson Silva de Souza (Força Sindical), Zenir Teixeira (CTB), Cezar Bassan (UGT). Também estiveram presentes Cid Cordeiro, do Dieese e Carlos José Zimmer, do Conselho Estadual do Trabalho.
Notícias Relacionadas
13:15
Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Colegiado coordenado pelo deputado Ricardo Arruda (PL) reúne produtores e representantes do setor para debater demandas da cadeia produtiva e fortalecer a atividade no estado.
Leia mais
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais