NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)
17h51
por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br /(41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.luizro
4 min de leitura
419 visualizações
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, pediu nesta segunda-feira (9) ao presidente do legislativo, deputado Nelson Justus (DEM), a retomada da discussão do projeto de lei do governador Roberto Requião que prevê a criação do Instituto Paranaense das Águas (Ipaguas). O projeto está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e deve entrar na ordem do dia da Assembleia até a próxima semana.O Ipaguas será ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e, segundo Romanelli, representa um avanço na gestão pública dos recursos hídricos - tema em que o Paraná tem sido referência no Brasil. “É o único estado cuja Constituição afirma que a água é um bem público e inalienável comercialmente. Este princípio fundamentou nossa luta para manter a Sanepar como empresa pública, impedindo que o abastecimento de água e os serviços de esgotos fossem privatizados”, disse.“Espero incluir o projeto na pauta de votação antes de 22 de março – Dia Mundial da Água. Os deputados devem aprová-lo, contribuindo assim para o aprofundamento da gestão pública de nossos recursos hídricos e dos serviços de saneamento e para o progresso e bem-estar da população do Paraná”, completou.RECURSOS HÍDRICOS - A criação do instituto, diz Romanelli, aperfeiçoa o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, do qual a sociedade paranaense participa, através de representações do governo, dos usuários e da sociedade civil, “de acordo com a concepção de que a responsabilidade de cuidar da água é de todos”. O Ipaguas atuará de forma integrada, de um lado com os setores da economia que demandam recursos hídricos, como a agricultura e a indústria, de outro com as demais políticas públicas. “O novo instituto garantirá maior eficiência no uso e monitoramento do uso da água, bem como na elaboração e implantação de planos e dos comitês das bacias hidrográficas”, disse. INTERESSE PÚBLICO - O governador Requião, na justificativa do projeto, diz que a gestão pública dos recursos hídricos só é possível “se os interesses públicos sobrepuserem os econômicos de caráter privado”. Os comitês das bacias hidrográficas, instrumentos da gestão compartilhada e pública, já são cinco no Paraná, devendo chegar até o final de 2009 a 10, contemplando todas as bacias paranaenses. O projeto tem como um de seus pontos centrais a combinação das políticas de recursos hídricos e de saneamento básico, que é o serviço com maior demanda de água e que necessita de um controle com maior precisão, tarefa que poderá ser cumprida com maior eficiência pelo Ipaguas. A lei federal n.º 11.445, de 2007, estabelece essa interação e estipula que os serviços devem combinar as infra-estruturas com a gestão eficiente dos recursos hídricos, tendo como unidade de planejamento para o saneamento a bacia hidrográfica. DEZ ANOS - “Porém, é necessário dizer que esse avanço só está sendo possível devido à modernização e eficiência dos serviços públicos paranaenses. O Paraná foi pioneiro na implementação da outorga pelo uso das águas e, mais recentemente, pelo lançamento de efluentes. Estamos maduros para o aprimoramento do sistema, com controle do uso das águas superficiais e subterrâneas, tarefa executada em parceria pelas Gerências de Bacia Hidrográfica e Polícia Ambiental”, disse Romanelli. O Ipaguas também terá a função de incentivar o uso de técnicas de uso racional das águas e, nesse ponto, sobressai a importância da gestão pública e compartilhada, da educação e da conscientização. A evolução da gestão das águas com a lei das águas federal e estadual que completou 10 anos em 2007 tem proporcionado avanços significativos na forma de planejar e implementar ações de gestão pública das águas. Os sistemas de gerenciamento nacional e estadual são equivalentes e proporcionam uma integração.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais