NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Pmdb
10h17
por Ronildo Pimentel / (41) 3350-4156 e 9188-8956 / ronipimentel@hotmail.com - imprensa@lideranca.pmdb-pr.org.br / www.lideranca.pmdb-pr.org.br - www.wald
4 min de leitura
334 visualizações
Paraná sai na frente com subsídio ao trigo(*) Waldyr Pugliesi O Paraná mais uma vez sai na frente e será um dos primeiros estados brasileiros a garantir subsídio aos produtores de trigo. O governador Roberto Requião assinou um anteprojeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa, garantindo uma subvenção de 15% no prêmio do seguro das lavouras de trigo do Estado durante o ano de 2009. A iniciativa vai cobrir as perdas, minimizar os riscos do clima e proporcionar mais estabilidade financeira para aproximadamente 15 mil agricultores paranaenses. Mas isso não é tudo, além de garantir a subvenção de 15% ao prêmio do seguro do trigo, o Governo do Estado dará mais 15% aos agricultores que aderirem ao Irrigação Noturna, programa que reduz em até 60% os custos com energia elétrica utilizadas das 8h da noite às 6h30 da manhã. Com os incentivos, o triticultor paranaense poderá obter até 100% de subvenção do seguro do trigo, uma vez que o projeto do Governo do Paraná é complementar à subvenção do Governo Federal, que é de 70%. Sem dúvida esta ação mostra o compromisso deste governo com os produtores de trigo e valoriza toda cadeia produtiva estabelecida no Estado. A meta é criar condições para dobrar a área plantada e a produção de trigo no Paraná, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a Seab. O apoio oficial dará mais segurança ao produtor de trigo no Estado. O Deral, o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, estima que na safra de 2009 o Paraná se consolide como o maior produtor de trigo do país. Nossos agricultores são responsáveis por 55% da produção brasileira, com uma área plantada de 1,17 milhão de hectares e produção estimada de 3,1 milhão de toneladas. A iniciativa é boa, mas é preciso atenção. Os produtores só terão acesso ao benefício se atenderem algumas condições pré-estabelecidas como obediência ao zoneamento agrícola e a execução de manejo e conservação de solo da propriedade. O produtor também deverá utilizar sementes de variedades melhoradas, garantindo melhor qualidade ao trigo cultivado no Paraná. É bom lembrar que os produtores paranaenses têm à disposição mais de 90 variedades melhoradas para o trigo, onze delas foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O fluxo operacional para concessão da subvenção será estabelecida pela Agência de Fomento, do Governo do Estado, e pelo Banco do Brasil, resultado de um convênio com os agentes financeiros para reduzir os custos do prêmio ao seguro do trigo. Representantes dos agricultores, como o presidente da Faep, Ágide Meneguette, afirmam que a iniciativa representa um marco histórico para o agronegócio do Paraná e do Brasil. A elaboração do anteprojeto de lei só foi possível graças a ação conjunta dos técnicos do Governo do Estado com o setor produtivo. A proposta começou a ser analisada no final do ano passado, durante o Congresso Brasileiro de Trigo que aconteceu em Curitiba. Na Assembleia Legislativa vamos atuar no sentido de agilizar o trâmite e aprovação do projeto, para que os agricultores sejam atendidos o mais breve possível. O pagamento da subvenção será retroativo a primeiro de março, conforme estipulado na proposta. Sem dúvida os recursos darão um fôlego considerável aos produtores, que nos últimos cinco anos vem amargando perdas provocadas pelas secas e geadas.(*) Waldyr Pugliesi é deputado estadual, líder do PMDB na Assembléia Legislativa e presidente do Diretório Estadual do PMDB (www.waldyrpugliesi.com.br – e-mail waldyr@waldyrpugliesi.com.br)
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais