Liderança nacional do crescimento econômico do Paraná é tema do Assembleia Entrevista
Fatores e setores econômicos que puxam melhora na economia no Estado são temas da conversa com o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.
O crescimento expressivo da economia do Paraná e da renda média dos moradores do Estado, registradas por diferentes indicadores econômicos, são discutidas na edição desta semana do Assembleia Entrevista. O convidado é Jorge Augusto Callado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O programa vai ao ar nesta sexta-feira (6) às 15h na TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná.
Um dos dados centrais citados por Callado é o aquecimento de 8,1% no setor produtivo paranaense entre os meses de janeiro e fevereiro, detectado pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), do Banco Central. É o maior registrado entre os 13 estados analisados pelo índice e o quase o dobro da média nacional, de 4,1%. O índice, lido como uma “antessala” do Produto Interno Bruto (PIB), levam em conta a produção de várias áreas da economia.
“São setores que trabalham em conjunto e buscam gradativamente, e de forma rápida, o aprimoramento de sua atividade”, reforçou Callado. “A busca constante por inovação, tecnologia e sustentabilidade está dando resultado, junto ao apoio de políticas públicas do Estado”, ressaltou.
A grande vocação do Paraná é o agronegócio, destacou o diretor-presidente. Em 2023, por exemplo, o Paraná exportou 20,8 bilhões em alimentos, respondendo por cerca de 20% das exportações desse setor em todo o Brasil. Além disso, setores como o automotivo e a produção de máquinas agrícolas também têm despontado como caros atores econômicos ao Estado.
Há ainda fatores inesperados que contribuem com os bons índices. Callado ilustra, por exemplo, o setor do açúcar paranaense, cuja exportação cresceu 190%. “Tivemos uma experiência bem importante no ano passado, que se repete neste também, na exportação para alguns países Oriente médio. A China teve problemas climáticos na produção da cana de açúcar e o Paraná supriu essa demanda”.
O diretor-presidente explica ainda na conversa com a jornalista Paola Manfroi a importância da adoção de práticas ESG – sigla que significa “Ambiental, Social e Governança” – que atravessam toda a cadeia de produção e ajudam a consolidá-la. “Como os produtos do Estado tem sua produção pautadas nestas práticas e em questões sociais em equacionamento, além de bons índices de governança, esses produtos ganham valor agregado”, explicou Callado. O diretor-presidente destacou que o Paraná tem o título de estado mais sustentável.
Entre outras destaques, Callado anunciou que o Ipardes irá realizar pesquisas em 60 domicílios paranaenses para colher dados sobre temas como saúde, empregabilidade, renda e escolaridade. Elas ajudarão a entender a eficácia de políticas públicas em andamento, tal como servir de apoio para a formulação de novas.
Assista na TV Assembleia e no YouTube
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube.
Notícias Relacionadas
Representantes da Comunicação da Assembleia participam de Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026, em Brasília
O Coordenador de jornalismo, Roger Pereira, e editora-chefe da TV Assembleia, Ana Zimmermann, representam a Alep no evento.
Leia mais
Nova temporada do “Conversa Saudável” debate saúde mental em série de seis episódios
Entrevistas abordam causas, tratamentos e estratégias de prevenção, além de orientar o público sobre acesso a serviços assistenciais disponíveis.
Leia mais
TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba
Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.
Leia mais
TV Assembleia: presença e potência da cultura negra em Curitiba é tema do Arte & Cultura
Produtora Brenda Santos fala sobre o Baile Bom, o Samba Casa Forte e a importância da Sociedade 13 de Maio na cena cultural da capital.
Leia mais