Luciana Rafagnin cobra do Governo transparência na Prova Paraná
Será aplicada nesta terça-feira (11), na rede pública de ensino do estado, a segunda avaliação da Prova Paraná. Em pronunciamento na sessão plenária de segunda-feira (10), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) cobrou do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, explicações e transparência sobre essa avaliação, bem como os detalhes da contratação dos serviços.
Denúncias de professores e trabalhadores da educação dão conta de uma série de irregularidades no processo, a começar pela falta de transparência. “Não se sabe quem é a empresa que foi contratada para prestar esses serviços e nem o valor do contrato. Sabe-se que a aplicação e correção dessas provas estão gerando uma demanda de trabalho extra para os professores, que, aliás, estão como os demais servidores do funcionalismo estadual há mais de três anos sem reajuste salarial e sem data base assegurada”, disse a deputada.
Luciana lembra ainda que além da correção da prova em si, os professores da rede estadual tiveram de, antes, corrigir os gabaritos que foram enviados. “Das 20 questões da prova, onze apresentaram erros de formulação e tiveram de ser corrigidos. Foram feitas erratas para mais da metade da prova”, acrescentou. “Além disso, a disposição do estado ao que parece é de só avaliar as disciplinas de Português e de Matemática, como se as demais não existissem. Após essa avaliação, o governo ainda vai ditar o que os professores devem ensinar, quando já há mecanismos para essa avaliação. São as denúncias, críticas e questionamentos que chegam até nós”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) homenageia Escola Irmão Cirilo e Assentamento Missões pelos 30 anos de luta, resistência e organização coletiva
De acordo com a parlamentar, as homenagens reconhecem a trajetória de luta, organização comunitária e defesa da educação do campo e da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná.
Leia mais