Medidas contra corrupção voltam a ser debatidas durante a tarde na Alep
Na tarde desta segunda-feira (24) aconteceu no Plenarinho da Assembleia, a segunda parte do encontro organizado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados para debater o projeto de com as Dez Medidas de Combate à Corrupção.
Participaram representantes de entidades da sociedade, como o “Instituto Mude” e os movimentos “Mais Brasil Eu Acredito” e o “Vem Pra Rua”.
As principais medidas do projeto preveem a criminalização do caixa dois e o enriquecimento ilícito, o rastreamento de dinheiro desviado, penas mais duras para os crimes de corrupção, entre outras.
Integrantes dos grupos falaram sobre as ações que têm feito para que a proposta seja aprovada. Disseram que, se isso acontecer, as medidas vão servir para virar a página da corrupção no Brasil, desde que não sejam alterados seus principais pontos.
A ideia dos representantes das instituições é pressionar os parlamentares para que apoiem as medidas anticorrupção e que mais pessoas participem desse processo. Mais cedo, o juiz Sérgio Moro havia dito em palestra feita no Plenário, que espera que os deputados e senadores sejam favoráveis à proposta para pôr fim a esse mal que, na opinião dele, se tornou comum no país.
(Sonora)
Os grupos buscam voluntários para acompanhar o site www.lutepelas10medidas.org.br, que é onde se mostra quais deputados são a favor das medidas e quais são contra, e fazer uma força-tarefa para levar essas informações adiante para a sociedade e, ao mesmo tempo, cobrar os parlamentares contrários.
O deputado federal Diego Garcia (PHS-PR); um dos quatro parlamentares que assinam o projeto, e os deputados estaduais Evandro Araújo (PSC) e Marcio Pacheco (PPL) também participaram do encontro no período da tarde.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais