Toda a beleza e sensualidade do Tango estão retratadas nas telas do artista plástico e publicitário, Luiz Gustavo Cobellache, expostas no Espaço Cultural da Assembleia legislativa. A mostra “Arte em Movimento” foi aberta no começo da tarde desta segunda-feira. São sete quadros grandes, com pinturas com personagens dessa expressão musical de origem Argentina. Casais, bailarinas, gestos, poses, que contam um pouco da história da dança e que fizeram parte de um espetáculo que misturou pintura e dança no Festival de Teatro de Curitiba este ano, diz o autor. As figuras são reais, de personagens e situações comuns nos ambientes típicos tangueiros de Buenos Aires.
A técnica, ele conta, é conhecida como dripping art, ou “pingando arte”, onde a tinta é derramada ou jogada na tela, mas tendo a forma como objetivo, onde ele mescla os respingados com os elementos figurativos humanos acadêmicos. E o resultado é um efeito colorido, mas com forma.
(sonora)
Luiz Gustavo é paranaense, mas o trabalho dele foi visto bem além do estado. Já expôs em Nova Iorque, nos Estados Unidos e em muitos lugares da França. Em 2010 teve os trabalhos expostos em uma mostra dentro do Museu do Louvre, em Paris.
Por isso, os trabalhos do artista chamaram tanto a atenção da deputada Maria Victória (PP), que fez questão de convidá-lo para mostrar uma pequena parte da produção no Espaço Cultural da Assembleia. Ela esteve na abertura da mostra e disse que ficou feliz em poder participar desse momento.
(Sonora)
Luiz Gustavo retribuiu fazendo elogios ao Espaço Cultural.
(Sonora)
Os quadros podem ser vistos até a próxima sexta-feira (8). O Espaço Cultural da Assembleia fica entre os prédios Administrativo e do Plenário.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.