Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Mudanças na distribuição de aulas na rede estadual são debatidas na Assembleia

Podcast
(Descrição do áudio))

Os deputados Professor Lemos (PT), Tadeu Venéri (PT), Cláudio Palozi (PSC), Tercílio Turini (PPS), Nélson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB) e Hussein Bakri (PSD), que preside a Comissão de Educação da Assembleia legislativa, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (5), no Plenarinho, com professores e representantes da APP Sindicato para ouvirem uma palestra sobre a importância da educação na história do Brasil, valorização dos profissionais e também para debater a situação da categoria. Em  relação a  alterações  feitas pela  Secretaria da Educação na hora-atividade à carga horária de 20 horas semanais de trabalho, e não mais ao critério de 20 horas/aula por semana, além da decisão de não conceder aulas extraordinárias aos profissionais com mais de 30 dias de afastamento nos últimos três meses de 2016.

   A palestrante, a pesquisadora  na área da educação, Juçara Dutra Vieira, disse que a valorização compreende um salário digno, uma formação adequada e uma jornada compatível com as exigências da profissão e, que por isso, a categoria enfrenta grandes desafios em função da geração de alunos que chega às escolas hoje: apesar de mais bem informada, a maioria sem hábitos e valores que deveria ter trazido da base familiar. Por isso, o professor precisa estar preparado para lidar com esses casos.

(Sonora)

   A iniciativa da reunião na Casa foi do deputado Professor Lemos, que explicou como a hora/atividade influencia na melhoria da qualidade do ensino.

(Sonora)

Todos os parlamentares que participaram da reunião se posicionaram contrários às medidas adotadas pela Secretaria da Educação. Entre eles, o deputado Hussein Bakri, que acredita no poder do diálogo entre sindicato e Governo para se chegar a um consenso.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação