NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Nishimori Discursa Na Tribuna Sobre Missão Econômica No Japão
19h00
por Jornalista: Flávia Prazeres
Fonte: Coordenadoria de Divulgação - 28/03/2005
3 min de leitura
2.048 visualizações
Para Editoria de PolíticaO deputado Luiz Nishimori (PSDB) durante discurso na tribuna da Assembléia Legislativa falou a respeito da missão econômica que participou no Japão juntamente com empresários paranaenses. A comitiva integrada por entidades como OCEPAR, COCAMAR, COFERCATU, COPAGRIL e Avícola Felipe S.A, foi recepcionada pelo governador da Província de Hyogo, Toshizo Ido e pelo vice-governador Fujimoto. Na ocasião o deputado entregou em nome da Assembléia Legislativa, um diploma de menção honrosa ao Sr. Massami Tanaka, um dos responsáveis pela união por cerca de 35 anos, entre a Província de Hyogo e o Paraná. A comitiva também participou da Feira Alimentícia Foodex Japan 2005, uma das maiores feiras do mundo, que conta com a participação de mais de oitenta países, e em Tóquio puderam acompanhar rodadas de negócios com diversas empresas japonesas. “A missão econômica da Assembléia Legislativa teve como principal objetivo levar os presidentes de Cooperativas e empresários de nosso Estado para apresentar e vender os produtos agropecuários paranaenses ao mercado japonês e obteve resultados positivos. “Posso citar o caso da Avícola Felipe que negociou carne de frango com as empresas japonesas e a COCAMAR que comercializou onze contêineres de sucos” afirmou Nishimori.Propostas O deputado aproveitou a viagem ao Japão para falar a respeito da utilização de mão-de-obra de não descendentes de japoneses naquele país. Nishimori disse que a proposta foi acolhida com simpatia e poderá ser adotada futuramente. “A presente proposta busca minimizar um problema que tem sido motivo de ampla discussão em nosso país, que é o desemprego. Acredito que esta missão além de ser um estreitamento da relação entre Brasil e Japão representará também um gerador de riquezas e de desenvolvimento para o estado paranaense”, ressalta. Nishimori ainda mencionou o estado dos dekasseguis que vivem no Japão, que segundo ele estão em situação caótica, em especial no que diz respeito à educação de seus filhos. O embaixador Ivan Cannabrava manifestou-se a respeito do assunto, dizendo que em breve serão tomadas medidas para solucionar este problema. Além das propostas apresentadas ao governo japonês a comitiva pediu apoio e troca de tecnologia na área de agricultura e meio ambiente. Nishimori convidou o governador Toshizo para visitar o Paraná para que ele possa conhecer melhor o Estado e também estreitar ainda mais a relação entre Brasil e o Japão. Ao final do discurso o deputado agradeceu a Embaixada do Brasil em Tóquio e ao Consulado Geral do Japão em Curitiba pela colaboração e entregou ao presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB) um relatório completo da missão econômica
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais